nas edições anteriores
#224 | Rebranding
#225 | Guia de Presentes
tempo de leitura: 6 minutos
para entender
💡
Algumas coisas seguem iguais:
Eu escrevendo e-mails, você recebendo toda semana, num ritual compartilhado que me enche de propósito e te enche de referências.
Quando escrevi essa frase em dezembro de 2022, eu não imaginava tudo que ia mudar.
Mas claramente já sabia o que permaneceria.
Talvez este seja o segredo, a beleza, o desafio: fazer as mudanças necessárias e acompanhar a velocidade do mundo, com a confiança de que o que é mais importante, permanece.
Em 2023, vivemos isso intensamente.
Por aqui teve mudança de carreira, de vida, de estratégia e, consequentemente, de marca.
E, por mais que a gente precisasse parar para organizar a casa, o mundo não parou. Aliás, parece que ele deu uma acelerada.
Seja pelas inteligências artificiais que agilizaram inúmeros processos, leituras e tarefas; seja pelos fenômenos climáticos dando sinais inquestionáveis de que um futuro incerto se aproxima.
No mundo das marcas, não houve um dia de paz.
Entre as trends, os erros, os virais, os rebrandings, as campanhas e tudo que a internet simplesmente não pode passar sem comentar, as nossas timelines não ficaram sem assunto.
Que bom que existe uma newsletter para filtrar o que é mais relevante e encontrar, em meio ao hype, aquilo que indica uma tendência maior, uma inspiração bem-vinda ou uma reflexão necessária.
_
Este ano, foram 35 edições, um Relatório de Tendências em parceria com a WGSN, duas Masterclass, duas aulas online disponíveis quando você quiser, um workshop por vir e falta pouquíssimo para atingirmos a marca de 40 mil assinantes. ♡
Desde 9 de novembro, temos também uma nova marca, num rebranding que é motivo de imenso orgulho não só pelo resultado final, mas pelo processo colaborativo, dedicado e autêntico que levou até ele.
_
Nesse meio tempo, percorremos juntos os principais acontecimentos de 2023. Ora decifrando, ora inspirando. Olhando para trás e olhando para frente. Bem no meio do que muda e do que permanece.
Assim, uma Bits de cada vez, eis o ano que se passou:
Branding em 2023
“É Ôxo ou Óquisso?”. O tênis da Nike com a Tiffany. A nova marca do Itaú e se a gente gosta ou não gosta, se parece ou não parece…
Naming. Cobranding. Rebranding.
Assuntos que um dia foram restritos a livros, aulas ou palestras, em 2023 ganharam espaço na internet, na mesa do bar, na vida das pessoas.
E toda marca trabalhou para virar assunto, como forma de ganhar um pouco do nosso tempo e atenção.
Por falar em tempo, esse foi o ano em que a Apple deu mais um passo rumo ao futuro, e o X-ex-Twitter apresentou uma nova marca que só fez todo mundo olhar para trás com saudades do que passou.
Internet e tecnologia em 2023
De assunto em assunto, chegou um momento do ano que eram tantas pautas ao mesmo tempo e tamanha necessidade de comentar tudo, que a gente simplesmente cansou.
Foi internet demais - a edição mais compartilhada e comentada do ano.
Internet que de repente está todinha “tipo o TikTok” e, como havíamos previsto no nosso Relatório de Tendências, com redes cada vez menos sociais.
Falamos disso em março e, de lá pra cá, foram várias versões da mesma história:
Por que a internet não é mais tão divertida [link]
As redes sociais morreram [link]
A era do swipe [link]
O tipo de conversa que a gente tem muito orgulho de prever, mas o ano também teve o seu imprevisível.
De lives NPC (gente agindo como robôs) à gente se apaixonando por robôs, talvez o absurdo seja o novo normal.
Cultura e comportamento em 2023
Foi também o ano da música ao vivo. O que nos levou a analisar como ela é vivenciada em 2023 (spoiler: pela tela do celular), e o que move multidões e milhões de reais em vendas de ingressos (spoiler: um sentimento).
No fim, talvez a gente só queira se agradar um pouco. Não tem nada de errado com um momento delícia.
Muito menos com querer viver intensamente os momentos de alegria compartilhada, de identificação profunda, de emoção que a gente quer registrar pra não esquecer.
Porque a maior tendência de todas, é o fim.
As coisas acabam para que outras comecem.
Acabam porque chegou a sua hora.
Acabam como parte do ciclo que é a vida.
Que não adianta a gente tentar controlar. Por isso, a gente faz o nosso melhor para compreender e, porque não, para aproveitar.
A gente faz isso na vida, nos shows, nas redes sociais, nas trends, nos memes, no trabalho e fora dele e também nesse lugar bem aqui.
Na sua caixa de entrada. Toda semana.
Ano que vem tem mais.
para inspirar
✨
Todo ano, o Google resume em um vídeo os termos mais buscados. Sempre com imagens, trilha sonora e storytelling bem emocionantes. Em 2023, eles decidiram honrar os últimos 25 anos de buscas, com tudo isso na potência máxima.
para fazer parte da conversa
💬
Tacacá
A comida mais buscada em 2023, segundo o Google. Não por quem buscava receitas, mas por quem buscava o hit da Joelma. Mas não foi por isso que Guaraná Antarctica fez a melhor paródia do ano - foi a partir de um vídeo no TikTok.
Os termos mais buscados no Brasil em 2023 [link]
A estratégia completa da campanha, na Exame [link]
Um vídeo que traduz esse fenômeno mais do que mil palavras [link]
_
“Eu apenas divulgo, aposta quem quer”
Disse um dos influenciadores que, aparentemente, faturam centenas de milhares de reais para convencer as pessoas a “ganhar dinheiro fácil” em jogos de azar. Nos últimos dias, o assunto colocou o mercado da influência em cheque. Pode ou não pode? Deve ou não deve? Culpa de quem anuncia, ou de quem consome?
Matéria da Forbes com uma explicação completa [link]
Nossa análise, na timeline do Instagram:
para ler com calma
📄
O estádio do MorumBIS (sim, é isso mesmo que você leu) [link]
“O São Paulo está em reta final de negociação dos naming rights do estádio do Morumbi com a empresa Mondelez. O estádio passará a se chamar "MorumBIS" pelos próximos três anos.” - TNT Sports
(e o melhor comentário possível sobre esta notícia foi o resgate de um vídeo antigo do Porta dos Fundos [link])
_
Os 10 TEDs mais assistidos em 2023 [link]
“De IA e o futuro da aprendizagem à uma forma radical de consertar relacionamentos, esses foram os TEDs que mais se espalharam em 2023”.
_
O que assistimos - um relatório de engajamento na Netflix [link]
“Acreditamos que as informações neste relatório vão oferecer, para a indústria e para creators, insights mais profundos sobre a nossa audiência e o que faz sentido para ela” - Netflix
para quem a gente é fora do corporativo :)
👩🏻💻
“She's a MO-VIE STAAAAR”.
Você vai assistir um dos vídeos de Tictoxica e, primeiro, vai querer assistir todos. Depois, vai julgar tudo que vê pela frente com os adjetivos “horrorosa” e “mo-vie star”.
O tipo de autenticidade e humor que a gente ama encontrar pela internet.
Comece por aqui, e depois pode seguir pra esse aqui e torcer pro algoritmo seguir te entregando os vídeos mais recentes.
para mais conteúdo
📚
Este é o seu próximo workshop de branding.
Vamos passar pelos principais pontos de uma estratégia de marca: posicionamento, propósito, identidade, arquitetura de marca.
E também pelos desafios mais atuais de construção de marca: conexão emocional, narrativas, performance, comunidade.
Tudo isso com exemplos, tendências e referências, guiados por conceitos universais e humanos que toda marca precisa dominar: amor, tempo e desejo.
O workshop da Bits é desenvolvido a partir de dez anos de experiência em estratégia, curadoria de conteúdo e construção de apresentações.
É um dia pra gente se conhecer, se conectar e se atualizar.
Um espaço para quem sabe que a teoria é essencial, mas que as tendências não param. Que uma boa estratégia está por trás de tudo, desde que as pessoas estejam no centro.
São turmas pequenas, que acontecerão em:
- 24/02 em Florianópolis 📍
- 02/03 em São Paulo 📍
Para inscrições até 31/12, tem um bônus especial. Vamos? :)
Caso você queira inscrever mais de uma pessoa, escreva para suporte@bitstobrands.com sobre condições especiais para grupos e empresas.
_
Siga a Bits no Instagram [link]
Confira uma seleção de livros na nossa biblioteca [link]
Conheça a nossa sala de aula [link]
Contrate uma palestra ou workshop para o seu evento ou equipe [link]
Assine essa newsletter, caso não tenha recebido por e-mail :)
para dar um tchau
👋🏼
Antes do ano acabar, eu não poderia passar sem agradecer outro aspecto muito importante de 2023: as palestras, workshops e eventos.
Foram 21 momentos de fala, troca e inspiração. Para grandes plateias e equipes pequenas, em português e em inglês, espalhados por todo o Brasil.
Sou muito grata por cada um deles, e agradeci longamente aqui nesse post.
Agora vai ter descanso e férias, porque em 2024 tem mais palestras, viagens, workshops, projetos, relatório de tendências e, como sempre, newsletters na sua caixa de entrada.
Obrigada pela companhia e pela confiança. Um bom descanso, um Feliz Natal, toda a sua energia no que realmente importa. E nos vemos em breve ♡
- Bia