Bits to Brands #194 | 💡 A expectativa, a realidade & as marcas
Nike + Tiffany&Co e tudo que a gente (não) esperava ver.
Previously on..
#192 | Resoluções de Ano-Novo
#193 | Falar (nem sempre) é fácil
Tempo de leitura: 5 minutos
Pra quem viveu um ano no último mês, o que é um dia a mais de espera pela Bits? Espero que pouquinho :) Chegamos com o assunto da semana, depois de ter participado dessa pauta no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Foram muitas reações, muitas discussões, muitas reflexões. O resultado disso você confere na edição de hoje - com as diversas refs de sempre.
Sextou com o nosso ritualzinho de quinta,
- Beatriz
(para falar comigo ou anunciar na Bits, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
Pense em uma marca que existe no imaginário do mundo todo. Que transita por todos os esportes, por décadas de atletas e celebridades icônicas, por momentos incríveis e inesquecíveis.
Agora pense em outra marca, que também existe no imaginário do mundo todo. Que é símbolo de todo tipo de ocasião especial, cuja embalagem desperta suspiros e o conteúdo é uma peça eterna.
Esse é o nível de expectativa que a gente cria quando pensa no encontro de Nike e Tiffany&Co. Duas marcas símbolo de tanto, de tudo. De que forma elas vão nos surpreender agora - juntas?
Talvez de um jeito que ninguém imaginava. Nem os fãs de uma, nem os fãs da outra, nem as inteligências artificiais que têm virado todos os mercados de cabeça pra baixo.
E é isso que torna essa collab tão interessante.
As expectativas, altíssimas, ganham mais uma camada pois em 2023 são materializadas de diversas formas, em segundos. Basta explicar o que quer ver e aparece na tela o que antes existia apenas na imaginação.
E é natural que, no caso das duas marcas, apareçam peças predominantemente “azul Tiffany", ricas em detalhes, sem deixar de lado o “swoosh” e design característicos da Nike.
Afinal, é isso que temos de referência sobre elas.
Coube à realidade nos surpreender.
Para muito além de “bonito” ou “feio”, do que está na moda ou do que combina com o universo do luxo, o fato é que se alguém descrevesse uma parceria entre Nike e Tiffany&Co ela remeteria mais à brilho, luz e sofisticação do que à simplicidade de um tênis preto com detalhe em azul Tiffany.
A cor, tão icônica e característica, talvez não tenha sido suficiente para atender às expectativas - as reais, ou as virtuais.
O burburinho com o anúncio e a foto da caixa, a controvérsia ao divulgar-se o seu conteúdo e a visão das imagens criadas por Inteligência Artificial são elementos da mesma história.
Uma de collabs de marca e de criação em tempos de internet e, agora, de IA.
Uma história em que sempre vai ter quem gostou muito e quem esperava mais, mas que fora das redes sociais vai ter quem compre e quem use.
Que é pautada por expectativas que ficam cada vez mais altas porque a imaginação tem cada vez menos limites.
Isso vai exigir que a realidade seja impecável na execução e capaz de surpreender, não só por se distanciar do esperado. Mas pela habilidade de fazê-lo contando boas histórias e despertando nas pessoas aquilo que é essencialmente humano - o encantamento.
⭐ Momento de Inspiração (ESPECIAL COBRANDING)
Quando a Netflix e a Headspace se juntaram para fazer uma série de meditação guiada.
Havaianas e Matte Leão, duas marcas que sempre andaram juntas no Rio de Janeiro.
Nubank e ZeeDog, num produto que nasceu a partir da necessidade real dos consumidores (e seus cachorros).
E o recente encontro da influenciadora mais querida por esta newsletter, Adênia da Aff the Hype, com O Boticário. Esgotado em horas por cringes de todo o Brasil.
Troca de abas
Taglines artificiais. A Section4 fez o exercício de pedir para o ChatGPT escrever taglines para algumas marcas. O resultado gera boas reflexões sobre estratégia, comunicação e o nosso futuro. Veja no post abaixo:
E falando em ChatGPT, ele agora vai fazer parte da redação do Buzzfeed. Ou quase isso. Mas a menção, mesmo que vaga, ao uso da plataforma no processo criativo fez com que o valor das ações disparasse. Recomendo a análise do Cris Dias.
.
“As maiores empresas de tecnologia do mundo são também as maiores marcas do mundo”. A verdade que embasou a criação da Bits to Brands (quem aqui é dessa época?), comprovada em mais um ranking da Brand Finance. Que teve também o TikTok como estreante, e o Itaú como marca mais valiosa da América Latina.
A tal creator economy, versão vida real:
(Galvão?) Sentiu. A Globoplay fez uma propaganda para convencer as pessoas a assistirem a Copa do Mundo de Clubes da Fifa lá… e não na Cazé TV. A execução é questionável e os comentários já foram invadidos pelos fãs do
(maior que temos)Casimiro.
💌 newsletter club
A recomendação de hoje seria adequada em qualquer contexto, mas torna-se ainda mais em tempos (infelizmente sem fim) de layoffs. O pessoal da ViUmaVaga envia uma news com conteúdo sobre programação e o mercado tech, além de uma seleção de vagas abertas. Assine aqui:
👩🏻💻 Dica da Bia
O museu do celular
Eu vi esse perfil ontem e estou morando nele desde então.
O nome é bem autoexplicativo. Cada post contém um celular do início dos anos 2000 - muitos deles com som de ringtone.
Alerta gatilho de nostalgia. E de pensar que talvez tenha pessoas lendo isso neste momento que nunca viram esses celulares antes. Como é uma infância sem jogo da cobrinha? 🥲
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
Meu filho de 8 anos me pergunta sempre do Nokia tijolão. Hahaha!
Bia, tudo bem?
Primeiro, queria falar que admiro muito o seu trabalho! É muito bom fazer parte da comunidade de escritoras e acompanhar o seu desempenho é gratificante.
Vim aqui falar de um projeto meu. Tive a ideia de criar o Caos Newsletter para você ficar antenado dos assuntos relevantes (ou nem tanto assim) da semana. Toda sexta-feira de manhã você vai receber um texto escrito por mim sobre assuntos como atualidade, política, feminismo, enxaqueca e muito mais. Basta se inscrever em caosnewsletter.substack.com
Estou sempre aberta para críticas e opiniões, mas lembrem que eu sou uma libriana sensível. :)
O insta é @caosnewsletter