Previously on..
#189 | Pocket
#190 | Lensa, Spotify e os seus dados
Tempo de leitura: 6 minutos
Talvez o texto mais difícil que eu escrevi esse ano. Difícil resumir 2022, descrever 2022, agradecer por 2022… Nada parece verdadeiramente à altura do maior e melhor ano da Bits to Brands (e talvez da minha vida) até aqui. Mas tentei.
E ah, apesar do tom de retrospectiva, essa é a penúltima edição do ano. Semana que vem é a última, antes das férias. Vem mais uma surpresa da vida aí - aguardem :)
- Beatriz
(para falar comigo ou anunciar na Bits, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
It's the most wonderful time of the year.
Chegou aquela época em que a gente já pode desejar “bom fim de ano”, os mais ousados arriscam até um “feliz 2023!”, e começa aquela vibe de deixar o que ainda não foi encaminhado “pro ano que vem”.
Aquela época em que tá tudo bem a gente assistir Simplesmente Amor e O Amor Não Tira Férias mil vezes, desejando um Natal com neve e que do outro lado da campanhia tenha uma série de cartazes, ou um Jude Law perdido.
Aquela época em que todo mundo começa a olhar para o ano que passou como um grande amontoado de memórias, e para o ano que está por vir como uma folha em branco pronta para encher de resoluções.
É tempo de retrospectivas. O Spotify dá a largada e durante o mês diversos resumos do que foi assunto, meme, busca, trilha sonora e acontecimento seguirão. Hoje, é a vez da Bits.
Essa é a quinta edição do resumo anual que virou tradição por aqui.
Em 2018 a gente marcou o começo desse projeto. 700 assinantes, 28 edições, devagar e sempre mas certamente não era mais só uma ideia da minha cabeça.
Já em 2019 a Bits se consolidou na rotina de milhares de pessoas, e em 2020 veio a pandemia e a gente teve muito a decifrar juntos.
“Juntos” já era um grupo de mais de 10 mil pessoas, e em 2021 esse espaço se assumiu como peças de um quebra-cabeças imenso, que é o mundo em que a gente vive. Com o objetivo de entender melhor as coisas e formar um retrato do ano que passou - uma Bits de cada vez.
Nessa energia veio 2022.
Foram 39 edições, 1 relatório de tendências com quase 3 mil downloads, 4 Masterclass, 10 marcas patrocinadoras, 10 mil novos assinantes, 5 mil pessoas na plateia no RD Summit, 2 palcos no YOUPIX Summit, 1 artigo na Exame, 1 TEDx. Ufa.
Apesar de históricos e imensos, os números não conseguem contar a história toda, muito menos dar conta de tudo que a gente acompanhou.
Em 2022, começamos o ano falando de Casimiro e vamos terminar o ano falando de Casimiro. Quem vê assim, acha que pouquíssimo aconteceu. Mas em 39 edições a gente viu muita coisa mudar.
Quando o assunto é internet e redes sociais, as coisas definitivamente não são mais as mesmas.
Talvez o Instagram esteja caminhando para o seu fim, talvez o TikTok seja o novo Google, talvez esse tal de BeReal cresça ainda mais ano que vem, talvez estejamos presenciando de fato a chegada de uma nova internet, com novas regras e novas plataformas dominando.
Não há respostas definitivas ainda, mas a gente refletiu juntos sobre todas essas questões, vendo a internet dar mil voltas enquanto sentia saudades mesmo é da época dos blogs.
Essa saudade coletiva, inclusive, é estratégia de marca e tendência de comportamento, e a gente chamou ela de Cultura do Conforto, numa das edições mais compartilhadas do ano.
Mas nem só de passado vive essa newsletter. Tem muito futuro batendo à porta, e na constante tentativa de diferenciar o que é hype e o que vai de fato transformar as nossas vidas, seguimos.
Por enquanto o metaverso está mais para hype, o que foi o suficiente pra muitas marcas quererem participar - seus consumidores, nem tanto. Já a evolução da inteligência artificial, materializada pelo DALL-E e a popularização de imagens criadas a partir de descrições simples, essa é uma das coisas mais fascinantes e potencialmente transformadoras que já passaram por aqui.
Por falar em hype, quem lembra da Mulher da Casa Abandonada? #eufui #eutava
Claro que algumas coisas seguem iguais.
Eu escrevendo e-mails, você recebendo toda quinta-feira, num ritual compartilhado que me enche de propósito e te enche de referências.
E que em 2022 me levou muito mais longe do que eu poderia imaginar, aterrissando num tapete vermelho circular sob três letras carregadas de significado (T-E-D). O processo está registrado aqui, e o resultado final aqui.
Há 5 anos eu faço essa retrospectiva, e há 5 anos eu termino agradecendo. Dessa vez não seria diferente.
Em 2018 eu disse “obrigada por estarem aqui a cada edição e terem nesse espaço fonte de inspiração e reflexão”, em 2020 que é “uma honra e uma diversão imensa compartilhar referências, pontos de vista e questionamentos com vocês”.
Tudo isso ainda é verdade. E é nessa verdade que eu encontro motivação e energia para o trabalho que tudo isso exige. Mas como agradecer de forma diferente, e ainda à altura do melhor e maior ano da Bits to Brands?
Como descrever o quanto eu me orgulho dessa trajetória, o quanto eu aprecio esse espaço tão legal que a gente constrói a cada semana, o tanto que eu sinto a cada “sou sua fã” ou “minha newsletter é inspirada na Bits”?
Impossível.
Em 2022, não há palavras para agradecer.
A minha forma de agradecer vai ser seguir. Para mais uma edição, mais um ano, mais um relatório de tendências, mais palcos, mais conhecimento para dividir, mais gente para conectar.
Com todo o meu coração, meu entusiasmo e minhas palavras, na certeza de que ainda tem muito pra acontecer e muito a compartilhar - uma Bits de cada vez.
Ano que vem tem mais. ♡
⭐ Momento de Inspiração Retrospectivas
2022 em pesquisas no Google - com destaque para “Acorda Pedrinho”, “Como ser aquela garota?”, “O que é NFT” e “Flow Podcast”.
2022 em uma palavra: gaslighting, segundo o dicionário Merriam-Webster.
2022 em idiomas, segundo o Duolingo:
2022 em vídeos, segundo o YouTube: dominado pelas eleições no Brasil, mas interessante também o ranking de “videocasts”.
2022 em fotos, segundo as 100 fotos do ano da revista TIME.
2022 em Gifs, segundo o Giphy. Achei justo compartilhar pois não sabemos o que será dos gifs em 2023, e porque o segundo lugar era esse aqui:
Troca de abas
Para fechar o papo sobre retrospectivas, um artigo que conta o processo criativo por trás da identidade visual da Retrospectiva Spotify.
O cinema precisa se reinventar. A reunião online, também. A aposta da rede de cinemas americana AMC e do Zoom são reuniões no cinema.
.
Sobre construir marcas em 2023. “A era de comunicação de propósito e manifestos acabou. Agora, as marcas precisam virar produtos da sua cultura. Para uma marca crescer, ela precisa aprender a hackear a cultura na qual está inserida.”
.
A marca queridinha das redes sociais. E da Bits, não vou negar. Fizemos uma edição semanas atrás sobre a impressionante fluência do Duolingo nas redes sociais. Esse artigo do Propmark traz mais exemplos e o backstage desse trabalho.
.
Você assiste o que sente, por que sente. Esse estudo da Telecine comprova o quanto o humor se relaciona com o streaming, e de certa forma também com a busca por conforto. Vale passar um tempo em cada gráfico.
Falando nisso, o Livroterapeuta é um projeto que te recomenda um livro conforme você estiver se sentindo. Vale testar diferentes “moods” e navegar pelas dicas.
.
O workfluencer e a economia da carreira. A popularização de pessoas que criam conteúdo e ganham relevância dando conselhos de carreira nas redes sociais é, por um lado, muito útil, mas por outro pode simplificar questões de desenvolvimento pessoal bem mais desafiadoras e profundas. Rende uma Bits.
.
E na salada de assuntos que anda a timeline do Twitter, seguimos:
💌 newsletter club
Seth Godin, um dos maiores especialistas em marketing da atualidade e um dos meus autores favoritos, envia todos os dias um texto curto por e-mail. É uma newsletter diária com reflexões sobre marketing, carreira, trabalho e atualidades.
Uma das edições recentes, sobre se olhar no espelho, motivou a recomendação de hoje. Assine aqui.
👩🏻💻 Dica da Bia
Me conta de você?
Se os números não dão conta de contar a nossa história juntos, é porque só quem faz parte dela consegue.
E é por isso que eu peço, todo ano, pra te ouvir.
Pra saber o valor que você encontra nesse espaço, como ele pode ser melhor pra você, quais são os nossos diferenciais, o que compõe a marca Bits to Brands e, claro, quem é você :)
Tudo isso pra encontrar o melhor formato, evoluir sempre e garantir um espaço na sua caixa de entrada que sempre faça valer o seu tempo.
Eu sei que responder questionários não é a coisa favorita das pessoas, por isso sempre busco um incentivo para quem oferece esse tempo. Esse ano, ele será FÍSICO.
De todo mundo que responder, eu vou sortear QUINZE pessoas para receber um livro de presente. Um livro único para cada um, que eu vou escolher com você caso seja um dos sorteados.
Vai ser um dos pontos altos do meu ano escrever cada uma dessas dedicatórias. Espero que você seja um dos destinatários ❤️
Pra isso, responda o formulário até dia 19 de dezembro. O sorteio acontece dia 20.
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
Tive a linda oportunidade de te conhecer no Sh*ft festival. Depois daquela palestra eu só pensava que precisava compartilhar minha crise existencial/social com alguém e só podia ser você (e eu consegui!! nem acredito ok) não decidi ainda como
lidar com o instagram, mas agora to aqui maratonando newsletter, chegando no finalzinho dessa história de 2022 e pronta pra acompanhar assiduamente 2023
💓 ⭐️
Parabéns! Seus números são impressionantes!