Bits to Brands #153 | Entendendo Casimiro
Quem é Casimiro e por que ele reúne centenas de milhares de pessoas ao vivo na Twitch
Previously on..
#151 | O ano da newsletter
#152 | 2021 em Bits
Tempo de leitura: 4 minutos
Muito bom dia e feliz ano novo! Estamos de volta, e você vai reparar que a news está um pouco diferente. Seguiremos com: e-mails às quintas-feiras; curadoria artesanal, multipotencial e criativa; escrita pra contextualizar e fazer pensar; e temas que são tendência de comportamento e tecnologia para marcas e profissionais que querem estar sempre bem informados. De resto, vamos experimentando juntos. Obrigada pela companhia em mais um ano. Vamos nessa :)
- Beatriz
Só na última semana, esse cara colocou mais de 130 mil pessoas ao mesmo tempo em uma live, apareceu na abertura do BBB e lotou uma barraca após pagar 5 mil em cachorro-quente para os seus seguidores.
Está cada vez mais difícil não ouvir falar em Casimiro - e eu passei os últimos dias me pergutando por quê. Eis o que eu descobri.
Antes de mais nada, é impossível falar a palavra “Casimiro” em qualquer grupo de Whatsapp e não gerar uma certa comoção. As pessoas amam amar, e amam recomendar seus vídeos favoritos. Eis aqui o primeiro segredo: Casimiro começou nos esportes, mas se tornou comentarista de uma série de assuntos completamente aleatórios.
“Comece pelas mansões”, “comece pelas lancheiras”, “comece pelo Masterchef”, “comece pelo Sharktank”… Não interessa o que você mais gosta de assistir, é bem provável que o Casimiro já tenha assistido ao vivo com a sua comunidade.
E aí vem a segunda peça pra entender esse fenômeno: são milhões de pessoas assistindo o Casimiro assistir às coisas. E só. Não tem palestra, não tem tema específico, não tem papo de coach, não tem “lifestyle”, ou fazer média, ou vender curso online.
A autenticidade e espontaneidade com que ele reage aos conteúdos e conta as suas histórias prende a atenção das pessoas madrugada a dentro, e populariza o seu jeito de falar. O que nos traz ao terceiro elemento: pertencimento.
Você fala em Casimiro, alguém fala “METEU ESSA?” e quem entende se sente amigo de infância do outro instantaneamente, graças a uma linguagem própria e uma série de memes que só quem conhece entende.
Casimiro é a cara da nova influência: uma que é autêntica, espontânea, sem truques de edição ou gatilhos de marketing, e pautada na construção de uma comunidade que ama pertencer e se reconhecer.
Ame-o ou ache sem graça mas, por essas e outras, em 2022 será impossível ignorá-lo. Seja durante o BBB, seja durante a Copa do Mundo, seja num dia qualquer reagindo à mãe da Nina cortar frutas em formato de coração.
para saber mais:
_Matéria do Gizmodo, “Quem é Casimiro Miguel”
_Matéria do G1, “Influencer Casimiro faz Pix de R$ 5 mil para vendedor de lanches de Curitiba, e seguidores comem de graça: 'Acabou tudo'
_Um dos meus favoritos, “Casimiro reage: Simplesmente o lixo de 500 reais no Shark Tank Brasil”
_Uma publi, “Casimiro reage à Augusto Braga apresentando o apê cremoso da Brahma”
⭐ Momento de Inspiração
Em meio a uma enxurrada de campanhas com artistas, influenciadores e/ou ex-BBBs, assistir a esse vídeo da Sallve foi quase como respirar ar fresco. Uma mensagem clara, uma produção alto astral e gente comum. Gente que a gente realmente consegue acreditar que usa (e recomenda) os produtos.
PS pra galera do branding: eu considero a Sallve o exemplo contemporâneo e digital do arquétipo “cara comum”, e essa campanha só reforça isso.
⌛ #tbt
Big Superbowl Brasil
O BBB22 começou essa semana, e pra gente se antecipar à movimentação de marcas, influenciadores e memes que vai tomar conta da timeline em todas as redes sociais, vamos inaugurar essa nova seção resgatando a edição #126:
"O BBB foi o lugar escolhido para convencer milhões de brasileiros de “usar o QR Code que tá na tela”, “receber em casa” e, claro, de que tá on - de comida a cosméticos, de roupas a eletrônicos. Os muitos zeros em qualquer resultado mostram que o encontro das marcas com o entretenimento é um caminho sem volta, e que o prime time da publicidade brasileira já tem data e hora marcada para acontecer."
Troca de abas
A nova marca do QuintoAndar. Um pouco “Q", um pouco porta aberta e um pouco planta arquitetônica, com um posicionamento pautado no “morar bem” e um site contando toda a história. Curti!
O que vai ser tendência para creators em 2022. Comunidade como patrocinadora. TikTok. Pinterest. Ética e responsabilidade digital. E, se depender de mim, newsletters. Isso e muito mais no levantamento do YOUPIX.
Como o McDonald's manipula as pessoas. Memória afetiva, sim, mas muita estratégia também. Esse artigo lista as dez principais.
Uma vida de Airbnb em Airbnb. A nova promessa do CEO da plataforma, que acredita tanto na “descentralização do morar” que vai vivenciá-la na prática. Certamente o desconto de funcionário deve ajudar a viabilizar o plano (hehe).
Como eu me sinto quando vejo qualquer manchete com a palavra “metaverso”:
👩🏻💻 Dica da Bia
Resoluções de ano novo
Logo eu, capricorniana cheia das checklists e metas, não consegui escrever uma lista de resoluções nessa virada. Não que não esteja cheia de sonhos e planos, mas o formato “resoluções” não fez sentido por aqui.
Recomendo duas leituras que me deram conforto e me ajudaram a entender que as pequenas mudanças no dia a dia podem ser ainda mais poderosas que as grandes metas:
Do The Atlantic, “Resoluções não são a vibe para 2022”:
O desenrolar de 2022 é tão incerto que escolher novos objetivos é como encarar uma tempestade de neve, apertando os olhos para uma vista embaçada.
E da brilhante Esther Perel, “Promessas e Resoluções":
Nossas resoluções refletem a coexistência da nossa autocrítica e da nossa auto-otimização. A simples afirmação de que vamos mudar nos faz pensar que as partes de nós que combatemos irão desaparecer.
Mas se quiser escrever suas resoluções, pode.
Se uma delas for ler mais livros, segue uma lista com 40 indicações - atualizada com leituras recentes como A Bailarina de Auschwitz e Belo Mundo, Onde Você Está.
Ou se uma delas for começar uma newsletter, a próxima turma da Masterclass de Newsletter vem aí. Fique de olho!
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
Menina do céu, que mudança essa do Quinto andar, ein!!
O vídeo manifesto traz uma pegada super emocional que afasta eles da vibe tech-app-prático-funcional e conduz pra um momento à lá AirBnB-pertencimento. Achei bem interessante e super conectado com o tipo de busca e relação que o público deles tem com moradia nesse cenário (quase pós) pandemia. Tanto pelo aspecto de casa como local seguro e de acolhimento quanto pelo aspecto de mudanças acontecendo O TEMPO TODO.
Assumir o Q pareceu pra mim um movimento na contramão da internacionalização, que tenho em algum lugar da memória (um jeito sutil de dizer: fonte vozes da minha cabeça) ter sido parte influenciadora na versão anterior que destacava o 5 - deixava passível de ser um símbolo único com texto adaptável a diferentes línguas. O investimento em patrocinar o BBB talvez também reforce esse momento de foco nacional, mesmo não sabendo qual o orçamento total deles em campanhas, BBB não é troco de bala.
E eu to adorando isso de as marcas cada vez mais exporem um resumo do brandbook online, acho que tanto gera referência pra profissionais da área quanto educa o mercado quanto à complexidade e multiplicidade de ativos visuais de uma marca. Uma menção honrosa ao novo estilo de ilustração deles, que tá uma graça nessa vibe capa de playlist de lo-fi.
News maravilhosa como sempre, Bia.
Valeu por mais um ano de conteúdo pra gente <3
o comunicador Casimiro pode ser entendido com uma versão atual dos Djs, apresentadores de programas de variedades em rádios?