Bits to Brands #112 | Bits em 2020

O resumo de como foram as coisas por aqui em 2020

Tempo de leitura: 6 minutos

Chegando na sua caixa de entrada pela última vez esse ano. E que ano! Espero que essa edição resuma o que terminar 2020 tem sido por aqui: muita gratidão, inspiração e novidades no forno para 2021. Obrigada por mais um ano juntos, e nos vemos em breve. -Beatriz

PS: para falar direto comigo, use o botão “responder”, ou escreva para beatriz@bitstobrands.com :)

Bits em 2020

Me parece estranho celebrar 2020. Ao mesmo tempo em que motivos não faltam, sendo a saúde (minha e dos meus) o maior deles, não parece adequado frente ao ano extremamente desafiador que a gente enfrentou. Resolvi, então, dedicar essa última edição a agradecer.

Agradecer às 5.600 pessoas que chegaram desde janeiro. Com vocês, somos hoje uma comunidade de quase 10 mil, decifrando juntos o mundo através de um olhar atento a marcas, tecnologia e comportamento.

Agradecer o interesse e curiosidade de cada um de vocês, que clicaram mais de 26 mil vezes nos inúmeros links compartilhados em 2020 e vêm construindo comigo uma curadoria que se destaca por informar com qualidade e criatividade.

Agradecer a quem tirou um tempinho para responder a alguma edição, em especial às mais respondidas: a #72 Você Viaja Pra Quê?, uma reflexão sobre viagens e o ~instagramável que dita as nossas decisões, e a #93 Season Finale, o anúncio de uma pausa necessária e início de muitas conversas sobre a importância de respeitar o nosso ritmo na maratona da internet.

Agradecer aos mais de 3.900 downloads nos dois conteúdos especiais que produzimos esse ano: Tendências de Comportamento e Tecnologia para Marcas em 2020 e o Glossário da Quarentena. Um pouco sobre cada um deles:

  • Em 27 de fereveiro, o nosso report de tendências explorava 6 grandes temas que se fariam presentes em 2020. É muito legal observar que, mesmo com a pandemia, todos foram relevantes. Com destaque para as pessoas virtuais, nas quais a gente apostou no início do ano e em dezembro fizeram até amigo secreto:

Falando em pandemia, queria agradecer a todo mundo que já estava por aqui em março e me acompanhou conforme a ficha caía, do cancelamento do SXSW até a quarentena de fato - parte 1 e parte 2 (parece outra vida!).

Agradecer também às colaborações que a Bits recebeu esse ano, primeiro dando o devido espaço para Jessika Elizandra e Patricia Gonçalves falarem sobre como o #BlackoutTuesday só vale se for além da hashtag, e depois convidando o Renato Galisteu para nos explicar por que tantas marcas estavam migrando para dentro dos jogos.

Agradecer a todos que estiveram presentes em alguma das palestras que, mesmo virtuais, me permitiram levar o conteúdo da newsletter para o mundo real. Pude falar de curadoria de conteúdo na Imersão Branding Lab e no Hostel by RD Summit, de Slow Content no Festival SGB, de tendências para 2021 com a Tera e até criar um manual de sobrevivência ao cancelamento para o NEXT, da Mindminers.

Por fim, agradecer a todo mundo que compartilha a Bits nas redes sociais toda semana, destacando a edição mais compartilhada do ano, a recente #108 sobre O Futuro do Instagram, mas sem deixar de lado todas as frases que saem daqui e viram quotes no LinkedIn on prints nos Stories.

A Bits é resultado de muita entrega, dedicação e produção de conteúdo da minha parte, sim. Mas nada disso seria qualquer coisa sem a troca, as recomendações e a confiança de cada um que dedica alguns minutos da sua semana a essas palavras.

É uma honra e uma diversão imensa compartilhar as minhas referências, questionamentos e ponto de vista com vocês.

Para 2021, a palavra será complexidade. Nada será simples, binário, linear ou fácil de afirmar com certeza. Mas é justamente isso que torna tudo mais interessante, e que faz com que a gente tenha motivo para seguir se encontrando toda quinta-feira.

Obrigada e nos vemos ano que vem :)


No espírito do fim do ano, quero muito saber o que você leva da Bits em 2020. Edição favorita, insight ou referência que mais fez diferença por aí.. Pode responder esse e-mail ou deixar um comentário :)

Leave a comment

E, como de costume, queria te pedir para compartilhar essa newsletter, convidando alguém a se juntar a nós em 2021 pra receber todo esse conteúdo por e-mail. Tipo um presente de Natal em formato de conhecimento. Grátis!

Share


Momento de Inspiração

Meu comercial de Natal favorito. É da Apple, de 2018. Uma das coisas que mais me inspirou até hoje, espero que inspire você também a “share your gifts” em 2021.


Caixa de Perguntas

(deixe aqui neste link sua pergunta sobre construção de marca, uma tendência recente, sobre newsletter ou estratégia de conteúdo, que toda semana uma delas será respondida)
  • Como você descobriu qual era o conteúdo? Tenho mil ideis, mil paixões e dificuldade de envelopar isso

  • Oie! Eu gostaria de saber como é a sua organização de curadoria dos assuntos da news :)

  • Como você faz o processo de curadoria de conteúdo? Quais ferramentas você utiliza para organizar os conteúdos que está mapeando para a news?

  • Gostaria de aprender na prática como fazer uma curadoria da maneira correta passo a passo, sem preocupações com plágio, ou cópias.

A palavra que eu mais ouvi esse ano foi “curadoria". Pra descrever a Bits, elogiar a Bits, e também para perguntar como acontece na Bits.

Transformei meu método em palestra, e descobri que 1) é muito mais complexo do que uma apresentação de meia hora e 2) é algo que pode ser útil para outros criadores e profissionais de marketing.

Por isso, em 2021 vai nascer o Curso de Curadoria de Conteúdo para Criadores e Marcas. Serão aproximadamente 3h de aula, para aprofundar em curadoria como tendência, estratégia e ferramenta, de forma prática para virar parte do seu dia a dia.

Ele ainda está em construção, mas posso adiantar que será em formato de sala de aula virtual, e não aula gravada. Isso significa turma pequena e espaço para perguntas e troca. Será todo construído e ministrado por mim, com base em mais de dois anos de curadoria na Bits, e vai acontecer no início do ano.

Todos os detalhes serão divulgados na news, mas para receber tudo antes e garantir a sua vaga na primeira turma, deixe os seus dados aqui neste link.


O que ler/assistir/conferir

As marcas que cresceram mais rápido em 2020. Ranking da Morning Consult que tem como base entrevistas com consumidores, e não valor de marca, mas traz insights interessantes. Um ranking que traz Zoom, TikTok, Twitch, Clorox e Pfizer parece de fato um bom retrato de 2020.

Os aplicativos mais baixados em 2020. Em primeiro lugar, como não podia deixar de ser, está o TikTok.

O comercial de Natal do Guaraná, que propõe celebrações à brasileira ao som de Jingle Bell Rock.

A Blob Opera, coral de natal do Google, que usa machine learning para você criar sua própria música de final de ano num coral bem divertido.

A gente quase chegando no recesso:


obrigada por ler até o final! :)

👩🏻‍💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.

📩 essa é uma newsletter semanal sobre tendências de tecnologia e comportamento para marcas. se você aproveitou essa edição e ainda não assina, receba por e-mail: