Bits to Brands #183 | O tempo, as telas e o valor da sua atenção
Uma busca por tempo de qualidade, nas redes sociais e na vida.
Previously on..
#181 | Brasilidades - um estudo
#182 | Pocket
Tempo de leitura: 5 minutos + 16 minutos de vídeo :)
Se você chegou por aqui recentemente, queria te contar que esse espaço existe desde 2018, e que me levou muito mais longe do que eu podia imaginar. A melhor representação disso é o palco do último TEDxBlumenau. Eu, TEDx Speaker!
Compartilho hoje a conversa que aconteceu naquele dia, um papo tão leve e entusiasmado quanto crítico e reflexivo. Pra mudar pra melhor, que seja um pouquinho, a sua relação com a internet. Tipo uma edição da Bits to Brands. :)
Ansiosa pra saber o que vocês acharam,
- Beatriz
(para falar comigo ou anunciar na Bits, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
O convite do último TEDxBlumenau foi refletirmos sobre o tempo.
Foi impossível pra mim pensar em tempo, e não pensar no quanto dele me é tomado pela tela do celular. Num “arrastar pra cima” sem fim de validação, curiosidade, conteúdo, contato, mas também de comparação, ansiedade, raiva, distração.
Tempo que quando viu, já passou.
Tempo em que, ao olhar pra trás, eu mal lembro do que vi.
Tempo de tela que é também tempo de vida.
E imagino que não seja só comigo.
Ao refletir sobre isso e organizar uma ideia que fosse “worth sharing”, me deparei com algumas verdades um tanto difíceis de encarar:
É impossível viver uma vida longe das telas.
Desconectar é mais difícil do que parece - para todo mundo.
O conteúdo que circula infinitamente, na inércia do “arrastar pra cima”, sem qualquer pensamento crítico envolvido, tem efeito real sobre nós - enquanto indivíduos, e enquanto sociedade.
Passar menos tempo em frente às telas é uma conversa importante e necessária, mas não é o suficiente para o equilíbrio que precisamos buscar nos próximos tempos.
Por essas e outras, o meu convite é falarmos não só da quantidade tempo que passamos com o celular na mão, mas sobre a qualidade do tempo enquanto estamos ali.
Qualidade de conteúdo, de atenção, de presença.
Te convido a buscarmos (individual e coletivamente) mais qualidade nessa troca - em que a nossa atenção tem muito valor pras plataformas, mas não o suficiente para nós mesmos.
Essa é uma conversa pra aliviar a culpa de passar tempo demais no celular, e ao invés disso propor escolhas diferentes enquanto estivermos ali. Mais conscientes, intencionais e atentas.
Esse é o resultado de anos observando as redes sociais e seu efeito sobre nós, sobre as marcas, sobre o mundo. E compartilhando pensamentos em palavras toda semana, bem aqui na sua caixa de entrada.
Esse é o partilhar de uma busca por tempo de qualidade, nas redes sociais e na vida.
Que não vai ser fácil de atingir, mas que é uma conversa cada vez mais urgente, conforme as plataformas vão sendo tomadas por algoritmos e as redes sociais provam seu efeito no mundo real.
Esse é o meu TEDx Talk. :)
Assista, compartilhe e comente aqui no link:
⭐ Momento de Inspiração
Uma das marcas mais “brasileiras” que temos, tem feito sucesso nos Estados Unidos. Esse artigo do Business of Fashion explora o case de globalização da FARM, que hoje vende em lojas próprias, varejo e e-commerce nos Estados Unidos:
"How to Take a Brand From Local to Global”
Troca de abas
[publi]
Você já conhece a Livus? A Livus é uma plataforma para criadores monetizarem seu conteúdo e conhecimento. Você cria seus cursos, mentorias ou workshops, e eles gerenciam desde a venda até as salas no Zoom.
Com suporte próximo e a proposta de incentivar a rentabilidade, sim, mas também saúde mental do criador e da sua audiência. Em troca, a taxa é de 6,99% sobre as vendas. Saiba mais e cadastre-se pelo link:
A diferença que uma foto faz. Como o iFood repensou sua linguagem fotográfica para melhorar a experiência do consumidor no app, tornar mais proprietária da marca e mais próxima da realidade do produto. Case que une marca, produto e design - como o dia a dia do brand manager deve ser :)
Mais uma ref. Eu adoro como a personalidade da marca Caju se traduz no visual, na linguagem e em todos os assets. É um dos nossos grandes cases de diferenciação, de branding B2B e de brasilidade. Esse Behance vai morar na sua pasta de referências.
.
Mais de 160 mil empregos. É isso que o YouTube estima ter gerado no Brasil em 2021, em vagas relacionadas à plataforma como criadores de conteúdo, produção, edição, sonorização entre outros. É a “nova cara” do audiovisual brasileiro, agora em números.
.
O futuro dos gurus de marketing. Artigo do brilhante Lucas Schuch questiona o futuro das “fórmulas prontas”, e é nessa hipótese que eu quero morar: “vamos continuar precisando vender produtos, especialmente os de ensino, cursos, e tudo mais. Só que vamos precisar fugir dessa posição de detentores únicos do conhecimento, que sabemos todas as respostas, e que temos os atalhos.”
.
“Durante alguns dias, eu joguei no TikTok toda busca que eu faria no Google”. Relato de um jornalista da The Verge, que testou a máxima recente de que “o TikTok é o Google dos jovens”. O que ele descobriu é que: não (em partes). O Google ainda é o melhor lugar para fazer perguntas, mas o TikTok é ótimo para recomendações e descobertas.
Inclusive, falamos disso na edição #173:
“No Google, você busca por respostas. No TikTok, você busca novas descobertas. Essa é uma diferença que transcende gerações, e vai ditar a evolução das plataformas e da criação de conteúdo nos próximos tempos.”
.
Um adaptador, pro adaptador, pro adaptador. Esse vídeo é a melhor representação do tipo de situação que todo usuário de Apple já passou alguma vez na vida. Eu ri de nervoso.
👩🏻💻 Dica da Bia
Nos vemos no RD Summit?
Tá chegando. Faltam 20 dias para a gente se reencontrar em Florianópolis, na maior concentração de amigos-do-marketing por m2 do Brasil.
Enquanto do lado de cá a gente tá montando slides, por aí está chegando a hora de pensar na sua programação.
Montar a agenda é importante para segurar o FOMO e organizar o tanto de conteúdo bom que tem pra você assistir, e também para mostrar quais são as palestras que as pessoas mais querem ver.
Por aqui, torço para ser uma delas. ♡
Com a palestra Love Brands, quero provar que construir uma marca que conquista e fideliza as pessoas passa pelo coração. As nossas marcas favoritas já entenderam isso, e há muito a aprender com elas.
É uma palestra feita de exemplos, tendências, teoria, prática, inspiração e muita emoção. Minha, sem dúvidas, e espero que sua também.
Para viver tudo isso e sair com a cabeça fritando (tipo uma edição da Bits to Brands), é só ir ao site oficial do evento ou no app e colocar a minha palestra na sua agenda assim que for liberada. :)
ERRATA
Antes de ir, uma correção: Na edição #181, falei em “Linguagem Brasileira de Sinais”, mas o correto é “Língua Brasileira de Sinais”. Agradeço a leitora que corrigiu gentilmente, e me atentou ao fato de que há uma diferença importante de significado. Aprendamos ♡
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
Adorei a matéria e especialmente o TEDx!! É um assunto que tem me perturbado a algum tempo e suas palavras foram importantes para reflexão.
Sigo acompanhando as newsletters.
Abraço e sucesso pra vc!