para uma breve apresentação
👋
Cris Dias é a internet.
Eu poderia descrevê-lo como uma enciclopédia da internet, como um especialista em internet, como o anfitrião da internet (“boa noite internet, boa noite Brasil”), como um dos melhores críticos da internet, e tudo isso seria verdade.
Mas tudo isso também o colocaria em uma posição observadora. O que contaria somente metade da história.
A outra metade inclui a sua presença ativa no auge do Buzzfeed, na chegada do Facebook no Brasil e na “economia do podcast”, além da capacidade de contar histórias e puxar conversas que não só refletem, mas impactam como a gente se relaciona com a internet.
Ele não só observa, ele cria, constrói e molda. Tudo isso enquanto compartilha conteúdo nos mais diversos formatos há mais de vinte anos.
“Um dos primeiros blogueiros em português (seu blog foi ao ar em novembro de 2000), o primeiro brasileiro a publicar alguma coisa no Twitter e podcaster desde 2005”, como ele mesmo se descreve.
_
Não havia pessoa melhor para olhar para a “big picture", para a figura expandida, inteira, das redes sociais, das trends e do impacto das plataformas nas nossas vidas.
Não só por tudo que ele viveu, que ele criou e que ele sabe, mas pela sua maneira muito peculiar de dividir tudo isso. As tais “vozes da sua cabeça”, disponíveis semanalmente no Boa Noite Internet e também sempre à disposição de quem precisa de sabedoria ou conselho.
Eu poderia dizer que Cris Dias é uma das minhas grandes referências nisso que a gente chama de “mercado” ou, do jeito mais moderninho, de "creator economy”. Mas isso seria somente metade da história.
Eu sou fã do Cris como mentor e amigo, como a pessoa anti-social extremamente sociável, pessimista-esperançosa e observadora-realizadora que ele é.
E foi um privilégio (e um desafio) muito grande entrevistar um dos maiores podcasters do Brasil, em uma conversa que é praticamente um passeio. Dos primórdios da internet a por que não fazemos coreografias em vídeo e estamos satisfeitos com isso.
Em todas as pautas, um consenso: perdemos um pouco a noção do que realmente importa
A internet está aí há muito tempo.
Tem muita coisa que acabou? Sim.
Outras várias que tem que acabar? Também.
Mas inúmeras outras, que permanecem. A presença de Cris Dias é certamente uma delas.
para ouvir ou assistir onde preferir
🎧
“A história segue seu curso e a gente vai se adaptando”, segundo Cris Dias, escritor e contador de histórias em diferentes formatos, tanto no Boa Noite Internet quanto na Ampère.
Diretamente das vozes da sua cabeça para o nosso podcast, Cris reflete sobre o que realmente importa - estar sempre por dentro ou cultivar a felicidade no dia a dia? O que funciona para o seu negócio, ou o que está dando certo agora? O nome do cargo, ou a função a ser desempenhada?
Vem conversar com a gente? :)
_
Ouça no Spotify (ou na Apple Podcasts):
Assista no YouTube:
para ficar pensando
💭
"Quando a gente sai do modelo de jornal impresso, onde você tinha uma relação com o veículo, e a gente chega nas redes sociais onde você se conecta com a notícia, as coisas se aceleram ainda mais. Eu preciso não só dos fatos - eu preciso falar logo para aprecer antes no seu feed”
_
“Na hora que entra a tecnologia, a expectativa muda. ‘Como assim você está por fora?? Todo mundo está falando disso’”
_
“Eu podia estar me informando do ultimo meme, da última dancinha… Ou eu podia estar lendo e escrevendo. E 90% do tempo eu opto pelo que me faz feliz, que é escrever”
_
“O que importa para mim? Qual a minha personalidade? Como eu vou chegar lá? (…) Só aí já dá para filtrar muita coisa”
_
“Para mim essa é a grande magia da internet, da coisa muito séria e política até a zoeira: ‘você não está maluco sozinho’”
para não perder nenhuma ref
📚
_ Acesse todo o conteúdo do Boa Noite Internet [link]
_ Siga o Cris no Instagram [link]
_ O livro Quatro mil semanas [link]
_ Como a democracia foi hackeada, artigo no Boa Noite Internet [link]
_ O episódio do Boa Noite Internet “Pai de menina” [link]
para um recado rápido
Nesta quinta-feira a newsletter volta à sua caixa de entrada, depois de algumas semanas de férias.
Assim, pelas próximas semanas, teremos novo episódio do podcast na segunda, e newsletter na quinta.
Nunca criei tanto conteúdo, em tantos formatos, para tantas pessoas. E acho que nunca fui tão feliz profissionalmente, também.
Obrigada pela companhia - uma, ou duas vezes por semana. Na caixa de entrada, ou nos fones de ouvido. :)
- Beatriz
Share this post