Bits to Brands #208 | đĄ ConsistĂȘncia de marca
Existe meio termo entre se prender ao brandbook e se adaptar a qualquer custo?
Previously on..
#206 | âTipo o TikTokâ
#207 | Uma questĂŁo de branding
Tempo de leitura: 5 minutos
Em meio a tantos assuntos diferentes âtrendingâ essa semana, foi Ăłtimo tirar um tempo pra falar de branding. Pensar em conceitos clĂĄssicos, sua evolução e sua aplicação bem contemporĂąnea - em meio aos canais e tendĂȘncias mais atuais. O tipo de coisa que eu gosto muito de escrever, e que espero que vocĂȘ goste de ler :)
- Beatriz
(para falar comigo, anunciar na Bits ou contratar uma palestra, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
Se marca Ă© valor e significado construĂdo em volta de um produto ou serviço,
e branding é o processo de construção de valor em todos os pontos de contato,
o objetivo final de toda marca Ă© a consistĂȘncia.
Para que ela seja reconhecida, e também para que toda oportunidade de reforçar a sua identidade e significado seja bem aproveitada.
Durante muito tempo, o que a gente fazia era âseguir o brandbookâ. Quanto mais Ă risca, melhor. Sempre tinha alguĂ©m no time (alĂŽ, designers!) para zelar pela obediĂȘncia de cada regra contida nele.
AtĂ© que as marcas foram de aplicaçÔes fĂsicas, para existir em ambientes digitais diferentes e suas centenas de formatos.
AĂ, das duas uma: ou ficava tudo tĂŁo padronizado que um post de Instagram tinha a mesma linguagem de um anĂșncio em revista, ou a identidade de marca se perdia mais e mais a cada adaptação.
Entre estes dois cenĂĄrios: vĂĄrias discussĂ”es entre branding, design, produto, performance e agĂȘncias, para chegar Ă conclusĂŁo de que precisa existir um meio-termo.
NĂŁo dĂĄ para prender a personalidade de uma marca a um PDF, conforme os formatos mudam o tempo inteiro e quando a gente jĂĄ entendeu que, para certas coisas, a flexibilidade Ă© chave.
Um TikTok âcaseiroâ, editado na plataforma, Ă© mais visto que um TikTok super bem produzido. Assim como um meme no Twitter com âcaraâ de marca parece alguĂ©m chegando pra uma festa na praia de sapatĂȘnis1.
Mas isso nĂŁo Ă© suficiente para abrir mĂŁo da consistĂȘncia.
Ela segue essencial, especialmente considerando outra tendĂȘncia: a inevitĂĄvel aproximação entre branding e performance.
Porque, se na sala de reuniĂŁo uma coisa Ă© "performance" e outra Ă© "branding", para o consumidor Ă© tudo a mesma marca.
E quando as empresas investem milhÔes em Google e Facebook todo ano e nem tudo vai gerar conversÔes imediatas, a comunicação não pode ser focada somente em vendas.
Os criativos de performance e a estratégia de canais como um todo devem construir atributos de marca e uma mensagem clara - conectados aos objetivos do negócio e à identidade visual.
Ă aĂ que a consistĂȘncia de marca deixa de ser âcaprichoâ de uma ou outra ĂĄrea e passa a ser valor para o negĂłcio. Quando ela otimiza os investimentos e constrĂłi uma lembrança capaz facilitar o momento da compra, seja lĂĄ quando ele acontecer.
A marca referĂȘncia nisso atualmente Ă© o Airbnb, que virou case de otimização de performance atravĂ©s de investimentos em branding.
E, visivelmente, um exemplo de consistĂȘncia de marca:
Vale mencionar também o QuintoAndar como exemplo local de uma marca que sabe preservar seus assets do digital ao BBB - sem deixar de se adaptar a cada formato.
(AliĂĄs, o resumo do brandbook do QuintoAndar estĂĄ disponĂvel aqui neste link e Ă© uma Ăłtima referĂȘncia)
A busca pela consistĂȘncia sempre foi algo presente no branding. Nos Ășltimos anos, tivemos que desapegar do brandbook pra abraçar a flexibilidade que a internet exige.
NĂŁo dĂĄ para estar totalmente âbrandedâ o tempo todo, mas nĂŁo podemos perder de vista o valor que uma mensagem clara e a identificação da marca Ă© capaz de trazer para todos os pontos de contato - inclusive performance.
Ser uma marca consistente nĂŁo significa ser chata, previsĂvel, repetitiva ou antiga.
ConsistĂȘncia de marca Ă© fortalecer estratĂ©gias de vendas, criar uma base de valor e significado para variar estratĂ©gias de comunicação e, como resultado, construir uma marca memorĂĄvel.
parceria paga com Faster
Ă muito importante ser consistente, mas nem sempre Ă© fĂĄcil.
Ter todos os pontos de contato - cada banner, cada landing page, cada layout de post⊠- alinhados à identidade da marca då trabalho. Exige tempo. Demanda um time dedicado.
AtĂ© vocĂȘ conhecer a Faster.
Com a proposta de âdesign por assinaturaâ, a Faster uniu tecnologia e criatividade para agilizar o processo de criação de times de marketing, e jĂĄ atende marcas como Nubank, Ambev, WeWork e Nike.
VocĂȘ elabora o briefing, dĂĄ feedbacks e recebe as peças prontas, tudo pela plataforma. Com velocidade, qualidade, um time dedicado e pagamento facilitado atravĂ©s de crĂ©ditos.
E, claro, sempre seguindo a linguagem da marca para garantir a consistĂȘncia que vocĂȘ busca, com a velocidade que a sua estratĂ©gia precisa e tranquilidade para o seu time :)
Assinantes da Bits to Brands tĂȘm direito a 10 crĂ©ditos extras por 3 meses, Ă© sĂł usar o cupom BITSTOBRANDS:
â Momento de Inspiração
Um aspecto cada vez mais presente na alimentação das pessoas são as restriçÔes alimentares. Pensando nisso, a Barilla criou o Open Recipes - uma plataforma colaborativa para reunir receitas adaptadas das massas mais tradicionais. A estreia foi marcada pela história do Open Carbonara.
Troca de abas
O apagĂŁo do Reddit. Esse artigo da VOX explica em detalhes as decisĂ”es que levaram milhares de usuĂĄrios do Reddit a protestarem, âescondendoâ o seu conteĂșdo. âVamos ver o quĂŁo legal Ă© a sua plataforma quando o conteĂșdo que a gente criou nĂŁo estĂĄ mais aliâ. Imagina se essa moda pegaâŠ
.
âComo um restaurante americano que serve comida australiana nada autĂȘntica conseguiu dominar o paĂs com o melhor churrasco?â. Eis a dĂșvida que fez um jornalista do Washington Post ir ao maior Outback do Brasil documentar a sua experiĂȘncia, e divulgar informaçÔes como: somos 83% do faturamento da rede no mundo.
Um novo jeito de medir marca. A Heineken estĂĄ determinada a medir a sua capacidade de gerar bons momentos. Sim, estatisticamente. A mĂ©trica âgood timesâ Ă© composta de cinco critĂ©rios e quinze motivadores a serem avaliados, como âqualidade de socializaçãoâ, âmoderação e equilĂbrioâ e âsenso de propĂłsitoâ.
.
Comunidades no TikTok. Um framework interessante para mapear comunidades e desenvolver uma estratégia de engajamento com elas - Stay & Play. Com exemplos.
ImpossĂvel nĂŁo falar dela. A nova influenciadora virtual de Gilette Venus foi criada justamente para ser comentada. Mas talvez na sua estratĂ©gia os comentĂĄrios eram um pouco diferentes do que na sua execução⊠A âPpk da Claudiaâ mirou no bom humor, mas acertou no cringe.
đ newsletter club
A Bits to Brands nĂŁo Ă© mais um projeto paralelo. Contei tudo aqui nesse post, e a entrevista para a newsletter da Beatriz Machado veio em Ăłtima hora para relembrar toda essa trajetĂłria.
Estou na Ășltima edição com um resumo dos Ășltimos cinco anos de newsletter, e semanalmente a Be traz Ăłtimas reflexĂ”es sobre marca pessoal. Leia aqui:
đ©đ»âđ» Dica da Bia
Um misto de nostalgia e produtividade
Essa playlist foi a trilha sonora da newsletter de hoje, alĂ©m de ser fonte constante de flashbacks de uma infĂąncia/adolescĂȘncia feita de comĂ©dias romĂąnticas.
Alugadas na locadora. Compartilhadas com as amigas em festas do pijama. Causadoras de lågrimas, gritos, crushes, reflexÔes.
De Blink 182 a Ashlee Simpson, eu nĂŁo consigo recomendar o suficiente.
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
đ©đ»âđ» curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteĂșdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker.
đ se vocĂȘ estĂĄ em busca da prĂłxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicaçÔes de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
Essa frase Ă© originalmente do amigo Vinicius Gambeta, criador de conteĂșdo, especialista em criatividade e companheiro de discussĂ”es e desabafos sobre consistĂȘncia de marca e redes sociais, entre outros assuntos :)
Acompanhar os desafios das diretoras de arte na agĂȘncia, se desdobrando em mil pra encontrar um caminho que performe bem sem receber aquela negativa do cliente, Ă© o tipo de coisa que caberia em um reality show. Acho que vou criar um e-mail anĂŽnimo e compartilhar essa news como uma indireta para os gerentes de branding hehe
Que honra nossa entrevista nessa edição que fala sobre o equilĂbrio entre consistĂȘncia e adaptabilidade de marca. VocĂȘ Bia, junto ao seu projeto, na minha visĂŁo, sĂŁo um Ăłtimo exemplo sobre como a visĂŁo do que se quer construir auxilia na manutenção da consistĂȘncia, ao passo que se colocar em diferentes contextos, se desafiar constantemente, se conectar com pessoas e ideias diferentes dĂŁo a pitada de flexibilidade e adaptabilidade necessĂĄrias para a evolução. <3 muito obrigada mais uma vez!