Bits to Brands #129 | Pocket

Essa edição contém menos texto e mais links que o normal.

Previously on..
#127 | Blending é o novo branding
#128 | Tendências segundo o Twitter

Tempo de leitura: 3 minutos

Momento de Inspiração

Uma boneca pode ajudar a mudar o mundo. Porque ela é capaz de ensinar uma criança a ter mais empatia, e empatia é essencial nessa transformação. Vídeo bem fofo da Barbie para provar esse ponto e extrapolar o lado funcional do produto, um belo exemplo pra futuras aulas e palestras sobre propósito.


Caixa de Perguntas

Um espaço pra opinar mais livremente, falar mais da minha experiência, o que tem por trás da Bits e, claro, como eu posso ajudar por aí. Deixe aqui neste link sua pergunta sobre construção de marca, uma tendência recente, sobre newsletter ou estratégia de conteúdo, que toda semana uma delas será respondida :)

Como posso convencer o comercial e o resto da empresa de que investimento em marca é bom para empresa?

Isso varia muito conforme o segmento e o modeo de negócio mas, de forma geral, um bom posicionamento de marca pode facilitar que os leads certos cheguem até a sua empresa e entendam mais rápido a sua proposta de valor. Isso é capaz de aumentar sua taxa de conversão, diminuir o CAC e gerar maior conexão com o público correto.

Além disso, a área de branding é geralmente responsável por garantir que toda a comunicação esteja alinhada e construindo valor, ao invés de confusa e desperdiçando tempo e esforço.

Esse post da Brand Gym tem boas recomendações também:


O que ler/assistir/conferir

  • Rennata, a assistente virtual da Renner. Que chegou para compor o crescente exército de pessoas virtuais no marketing brasileiro - já em capa de revista. Ela fez sua estreia em uma entrevista para a Harper's Bazaar, onde fala em primeira pessoa sobre quem é e no que acredita. Ela é geminiana, gaúcha e tem 34 anos. E eu honestamente me pergunto se há limites para esse tipo de construção criativa.

  • E antes de Rennata, havia Lu. Enquanto novos personagens surgem todo mês, a precursora do movimento e rainha desta tendência virou pauta internacionalmente. O Observer fez uma matéria especial sobre a Lu, em que a considera “de longe, a influenciadora não-humana mais famosa do mundo”. O poder!

  • Para quem já perdeu a conta, organizei em uma thread no Twitter as principais pessoas virtuais que surgiram de 2020 para cá. Me avisa se sentiu falta de alguém?

  • TikTok conspiratório. O G1 fez uma matéria sobre um nicho cada vez mais popular no TikTok: o de teorias conspiratórias. Elas vão de Galinha Pintadinha à JK Rowling, e são especialmente perigosas porque chegam a jovens impressionáveis com a ajuda da For You page.

  • Falando em TikTok e em Globo, ontem o Jornal Nacional foi um oferecimento da plataforma:

  • A economia YOLO. YOLO, do inglês, é uma sigla que significa “só se vive uma vez”. Segundo o New York Times, o YOLO vai movimentar a economia conforme millennials têm abandonado seus empregos estáveis para começar novos negócios, investir nos seus projetos paralelos ou perseguir suas verdadeiras paixões. É preciso ler esse artigo dentro da bolha que ele retrata, mas ele traz bons insights sobre a relação com o trabalho pós-pandemia.


Final notes

Dia 11/06 é aniversário da Bits. Três anos atrás foi enviada a primeira edição, para uma lista de 175 pessoas. Para marcar a ocasião, a próxima edição será especial. Mais do que falar do impacto da Bits na minha vida, quero poder retratar também a diferença que ela fez na sua. Quero mostrar que quando uma pessoa tira seus planos do papel, muitas outras são impactadas de formas diferentes.

Por isso, queria pedir para você me escrever de volta: de que forma a Bits to Brands já te impactou positivamente?

Nos vemos semana que vem para compartilhar essas histórias - e comemorar! :)

-Beatriz

PS: para falar direto comigo, use o botão “responder”, ou escreva para beatriz@bitstobrands.com

obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)

👩🏻‍💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.

📩 essa é uma newsletter semanal sobre tendências de tecnologia e comportamento para marcas. se você aproveitou essa edição e ainda não assina, receba por e-mail:

A Bits to Brands agora oferece também Masterclasses. Aulas online, ao vivo, em que aprendemos juntos sobre temas como curadoria de conteúdo, posicionamento de marca e newsletter. Para ficar sabendo de novas turmas, inscreva-se na lista de interesse:

Quero saber das próximas Masterclasses