Bits to Brands

Share this post

Bits to Brands #151 | O ano da newsletter

bitstobrands.substack.com

Discover more from Bits to Brands

uma newsletter para entender o mundo e identificar tendĂȘncias a partir do encontro de branding e tecnologia. toda quinta-feira na sua caixa de entrada.
Over 36,000 subscribers
Continue reading
Sign in

Bits to Brands #151 | O ano da newsletter

2021 foi sim.

Beatriz Guarezi
Dec 10, 2021
14
Share this post

Bits to Brands #151 | O ano da newsletter

bitstobrands.substack.com
1
Share
Previously on..
#149 | Booktok
#150 | O que vocĂȘ aprende quando continua
Tempo de leitura: 7 minutos

Eu sei, nĂłs somos suspeitos pra falar. Mas depois de um inĂ­cio de ano bem agitado no universo das newsletters, as novidades das Ășltimas semanas sĂł evidenciam o quanto, durante todo 2021, esse formato foi comentado, explorado e consolidado.

Em fevereiro a gente se perguntou, na edição #115, “Será 2021 o nosso ano?”.

10 meses e 35 ediçÔes depois, hoje eu escrevo para dizer que: sim. 2021 é o ano da newsletter.

Vamos aos fatos.

Em janeiro a Forbes anunciou a sua própria plataforma de newsletters. Em fevereiro, o Twitter integrou newsletters aos tweets através da compra da plataforma Revue. Também em fevereiro o Hubspot comprou a newsletter The Hustle. Logo depois, o então-Facebook-agora-Meta anunciou o que em junho seria a Bulletin - sua própria plataforma de newsletters.

Corta para o fim do ano:

  • O apresentador Tiago Leifert anunciou o seu aguardado movimento apĂłs a saĂ­da polĂȘmica da Globo (e do BBB): uma newsletter.

  • A cantora Dua Lipa lançou a Service95, uma newsletter para compartilhar a sua curadoria de experiĂȘncias, marcas, lugares e pessoas. E para desafiar a crença de que “a geração Z nĂŁo lĂȘ e-mail”.

  • Seguindo os passos e a estratĂ©gia da Morning Brew, a newsletter The News estĂĄ perto da marca de 1 milhĂŁo de assinantes.

Nesse meio tempo, diversas outras conversas apontaram para a newsletter como uma plataforma de criação de conteĂșdo e construção de comunidade nĂŁo sĂł possĂ­vel, mas extremamente atrativa.

Se a grande palavra de 2021 nas redes sociais foi “algoritmo” (como vencĂȘ-lo, se ele Ă© a força dominante das nossas vidas, se ele sĂł gosta de quem faz dancinha), adivinha aonde vocĂȘ consegue chegar atĂ© a sua audiĂȘncia sem nenhuma influĂȘncia desse tipo?

  • Na caixa de entrada.

Falou-se muito tambĂ©m sobre o valor da atenção. Sobre como temos cada vez mais opçÔes, e como criadores tĂȘm dedicado muito esforço e tempo para produzir algo que muitas vezes recebe 5 segundos de atenção da sua audiĂȘncia.

  • Enquanto isso, quem escolhe quando vai abrir um e-mail Ă© quem recebe, criando seus prĂłprios rituais em torno daquele conteĂșdo.

Outro grande momento de 2021 foi quando o Instagram passou horas fora do ar, e nĂłs passamos dias ouvindo especialistas recomendarem que marcas e criadores fossem donos da sua audiĂȘncia, sem depender de “espaços alugados” na internet.

  • Em uma newsletter, a ferramenta de disparo Ă© apenas o intermediĂĄrio. A sua audiĂȘncia Ă© sua, e vai com vocĂȘ para onde for. AlĂ©m disso, todos que se inscrevem sĂŁo expostos ao seu conteĂșdo, nĂŁo Ă© a plataforma que decide.

E muitos criadores de conteĂșdo compartilharam tambĂ©m o seu cansaço. Cada hora criar de um jeito, rezar para os Stories serem entregues, dançar ou nĂŁo dançar


  • A newsletter, com a sua frequĂȘncia fixa e menor exposição, oferece paz nĂŁo sĂł para quem escreve, mas tambĂ©m cria uma relação de confiança com quem lĂȘ, que sabe exatamente o que esperar e quando.

_

O escritor George Saunders anunciou recentemente uma newsletter, e se referiu ao Substack como “uma rede social com consciĂȘncia, porque aqui as coisas sĂŁo auto-selecionadas”. Ele escolhe quando tem algo a dizer, e entĂŁo divulga suas ideias para uma comunidade que escolheu estar ali para receber.

ConsciĂȘncia Ă© o que faz desse ambiente mais intencional e profundo, ao mesmo tempo em que mais tranquilo e leve do que as outras redes sociais.

Um lugar onde nĂŁo hĂĄ Zuckerbergs ou Dorseys mudando o conteĂșdo que chega atĂ© vocĂȘ com o apertar de um botĂŁo. Ou algoritmos escolhendo o que vocĂȘ vai ver e quando. Quem controla Ă© vocĂȘ.

É por essas e outras que, quanto mais barulhenta e cansativa fica a internet, mais popular a newsletter se torna.

E esse ano, marcas e criadores voltaram sua atenção à caixa de entrada das pessoas de forma definitiva.

Resta torcer para que saibam como utilizĂĄ-la.

_

Em fevereiro eu fiz essa previsão aqui. Acho que só errei porque teve muita coisa que virou “metaverso” e “influenciador virtual”.
Twitter avatar for @beatrizguarezi
Beatriz | bitstobrands.com @beatrizguarezi
aparentemente até o final de 2021 tudo vai ter virado ou fintech, ou newsletter
11:40 PM ∙ Feb 3, 2021
40Likes2Retweets

_

Se vocĂȘ gostou do conteĂșdo, compartilhe para que mais pessoas leiam e conheçam a Bits to Brands:

Share


Momento de Inspiração

EstĂĄ aberta a temporada dos comerciais de Natal. Esse de O BoticĂĄrio, com referĂȘncias ao Pequeno PrĂ­ncipe, abordou os efeitos da pandemia de uma forma sensĂ­vel e comprometida. AlĂ©m da mensagem de esperança no fim do ano, ele divulga a iniciativa da marca de entender melhor o olfato, depois de tantas pessoas terem esse sentido comprometido como efeito da COVID-19.


Caixa de perguntas

Deixe aqui neste link sua pergunta sobre construção de marca, uma tendĂȘncia recente, sobre newsletter ou estratĂ©gia de conteĂșdo, que toda semana uma delas serĂĄ respondida :)

O que acontecerĂĄ com nossos perfis de rede social apĂłs a morte?

Eu acho a intersecção entre o luto e as plataformas digitais igualmente perturbadora e fascinante.

NĂŁo tenho uma resposta para essa pergunta. Mas algumas coisas que tem me feito refletir nos Ășltimos tempos:

  • HĂĄ seis meses eu perdi um amigo muito querido. Sou lembrada da sua ausĂȘncia em diversos momentos, mas o mais frequente: o seu nome ainda estĂĄ salvo nos meus contatos do Nubank, e eu nĂŁo sei como apagar. EntĂŁo sempre que preciso fazer um Pix ou uma transferĂȘncia, Ă© um dos primeiros que eu vejo.

  • Uma das coisas mais surreais em relação Ă  passagem da cantora MarĂ­lia Mendonça foi poder ver os Stories e Reels que ela tinha feito pouco antes de embarcar, mesmo depois da notĂ­cia do acidente. Eram seus Ășltimos sinais de vida, aguardando as 24h para expirar.

  • Essa matĂ©ria do FantĂĄstico sobre o viĂșvo que programou um chatbot para interagir como se fosse a esposa que tinha perdido recentemente. É o papel da tecnologia em prolongar a sensação de presença, mesmo que ela seja artificial. E sinal de um futuro em que essas ilusĂ”es podem se tornar cada vez mais comuns, e transformar profundamente a nossa relação com a perda, com as nossas memĂłrias e com a vida.


Das minhas abas para as suas

Por falar na newsletter do Tiago Leifert

Ele, que Ă© um conhecido hater do Twitter, escreveu uma crĂ­tica de edição inteira sobre a plataforma depois da renĂșncia do CEO Jack Dorsey. Enviesado, sem dĂșvidas, mas com bons argumentos e uma reflexĂŁo importante sobre o que o Twitter tem se tornado.

Block, de Blockchain

Jack, por sua vez, deixou o Twitter mas segue CEO de uma nova startup, recĂ©m-renomeada Block. Ele estĂĄ seguindo a cartilha de Mark Zuckerberg, que quer ganhar um pouco de brand equity cada vez que alguĂ©m fala em “metaverso” e por isso batizou sua empresa de Meta. "Block” vem de Blockchain e tambĂ©m significa “bloco”, o que a empresa incorporou de forma bem esquisita ao seu universo visual:

You, too, can have a Jack Dorsey-like block profile picture - The Verge

O verdadeiro metaverso

“Um metaverso prĂłspero jĂĄ existe. Ele funciona muito bem, com milhĂ”es de pessoas imersas por muitas horas todos os dias. Neste metaverso, as pessoas construĂ­ram incontĂĄveis mundos customizados, alĂ©m de diversos negĂłcios e carreiras lucrativos. Mas esse lugar nĂŁo se parece em nada com aquele que Zuckerberg apresentou. É o Minecraft.”

E pra quem ainda nĂŁo estĂĄ entendendo nada

O Fantåstico fez uma matéria bem completa sobre o metaverso - explicando o conceito que a Meta (antigo Facebook) estå querendo vender de forma bastante didåtica. Destaque para a anålise crítica do especialista Silvio Meira.

A farofa da fofoca

NĂŁo se falou em outra coisa nas redes sociais essa semana. VocĂȘ nĂŁo precisa ser um seguidor ou fĂŁ da Gkay para que esse nome pareça familiar, e com ele pedaços de informação como “Viih Tube pegando geral” ou “Pequena Lo causando de motinho”. Recomendo a anĂĄlise do especialista em branding (e amigo) Galileu Nogueira, sobre o impacto do evento na construção da marca pessoal da influenciadora:

galileunogueira
A post shared by Galileu Nogueira | Branding (@galileunogueira)

O que as pesquisas dizem sobre 2021

A Semrush publicou um relatĂłrio cheio de insights revelados pelo que as pessoas mais pesquisaram durante o ano. Um dos meus favoritos Ă© um retrato interessante da “guerra do streaming”: apesar da competição estar cada vez mais acirrada, a Netflix foi muito mais procurada que seus concorrentes. Recomendo todos os grĂĄficos e dados dessa anĂĄlise.

img-semblog

Final notes

“Bia, essa newsletter agora chega às sextas-feiras?”

Eu ainda quero que o nosso dia seja quinta-feira. Eu gosto das quintas. Quinta Ă© um Ăłtimo dia na minha caixa de entrada - tem Tira do Papel, James Clear, The Bizness, Thingtesting, entre outras newsletters Ăłtimas.

Mas o fim do ano me atropelou, e a frequĂȘncia ideal se perdeu nas Ășltimas semanas. Prometo revisitar minha rotina e planejamento, e começar ano que vem com um dia fixo. A gente combina. :)

AtĂ© semana que vem (quinta, se tudo der certo!), para a Ășltima Bits do ano.

- Beatriz

PS: para falar direto comigo, use o botão “responder”, ou escreva para beatriz@bitstobrands.com

obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)

đŸ‘©đŸ»â€đŸ’» curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteĂșdo e escritora de e-mails.

📚 se vocĂȘ estĂĄ em busca da prĂłxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicaçÔes de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.

đŸ“© essa Ă© uma newsletter semanal sobre tendĂȘncias de tecnologia e comportamento para marcas. se vocĂȘ aproveitou essa edição e ainda nĂŁo assina, receba por e-mail:

14
Share this post

Bits to Brands #151 | O ano da newsletter

bitstobrands.substack.com
1
Share
1 Comment
Share this discussion

Bits to Brands #151 | O ano da newsletter

bitstobrands.substack.com
Vinicius Moraes
Writes Vico's
Sep 20, 2022

ConteĂșdo incrĂ­vel. Cheguei aqui atravĂ©s de um podcast que a Beatriz participou. Fiquei muito empolgado em voltar a escrever na minha newsletter. :)

Expand full comment
Reply
Share
Top
New
Community

No posts

Ready for more?

© 2023 Beatriz Guarezi
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing