Previously on..
#196 | Especial Superbowl
#197 | A tendência ao fim
Tempo de leitura: 5 minutos + o tempo que você passar lendo cada página do relatório :)
Hoje eu só quero te dar as boas-vindas para um dos maiores momentos da história dessa newsletter. E dessa autora.
O que começou como um projeto autoral meio improvisado, “será que mais gente se interessa por essas coisas?”, se materializou em quase 200 edições e três relatórios de tendências.
Relatórios que foram chegando em cada vez mais gente, até uma das maiores consultorias de tendências do mundo.
E cá estamos. Uma parceria inédita. Um reconhecimento imenso. 60 páginas de conteúdo. Um grande momento.
Boa leitura. :)
- Beatriz
(para falar comigo ou anunciar na Bits, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
O ano é 2023.
Depois de festividades de ano novo, inúmeros shows e festivais por todo o Brasil e o retorno triunfal do carnaval, parece que finalmente chegamos ao “novo normal”.
Mas o que há entre o normal e o novo?
Porque se formos olhar para a quantidade de referências nostálgicas, do entretenimento à moda, passando (claro), pelas marcas, não parece que estamos tão interessados assim em novidades.
Exceto quando o assunto é inteligência artificial. Aí todo mundo quer um pedaço do futuro, em meio ao fascínio pelo novo e o medo do desconhecido.
No meio disso, os times de marketing ainda buscam o equilíbrio ideal entre branding e performance, os influenciadores assumem novos papeis ao rentabilizar sua presença online e as redes sociais se reconfiguram para permanecerem relevantes. Mas e a vizinhança digital, para onde foi?
Será que os novos papeis que as redes sociais têm assumido são um incentivo para passarmos menos tempo conectados, ou o “scroll infinito” é um hábito permanente?
Cada uma dessas questões vêm pautando conteúdo, consumo, comportamento e a nossa relação com a tecnologia. E elas estão conectadas, explicadas e exemplificadas aqui.
O relatório Tendências de Comportamento e Tecnologia para Marcas em 2023 vai da ascensão da "criatividade artificial" até a evolução do marketing de influência e o novo papel das redes sociais, com curadoria e textos Bits to Brands, e insights adicionais WGSN.
Um material que liga pontos que partem das maiores tendências globais, ilustrados por influenciadores brasileiros como Casimiro e Boca Rosa, imagens criadas por inteligência artificial, dados e gráficos e exemplos da cultura pop.
Tem Adênia, Adele, Rockgol, câmeras cybershot, comerciais do Superbowl, a última campanha do Airbnb, a Copa do Cazé, BeReal, Wordle, ChatGPT, Duolingo e diversas outras referências.
São 60 páginas sobre seis grandes tendências, no encontro da curadoria leve e relevante da Bits to Brands, com a inteligência e experiência em geração de insights de uma das maiores consultorias de tendências do mundo.
Ele está disponível para download gratuitamente, para que se torne material de debate, inspiração e consulta nos seus projetos, marcas e até na mesa do almoço.
Baixe agora, compartilhe com os amigos e colegas e, claro, conte o que você achou respondendo a este e-mail ou compartilhando nos Stories e marcando @bitstobrands e @wgsnbrasil.
⭐ Momento de Inspiração
A inteligência artificial chegou ao Google Workspace, e o vídeo de lançamento é tão mágico quanto assustador. É como se alguém tivesse apertado “fast forward” no futuro do trabalho e ele tivesse aparecido de repente. E é um ótimo complemento ao capítulo “Criatividade Artificial” do relatório de tendências.
Troca de abas
[publi]
Um convite. Não meu, mas da DocuSign :)
No dia 29 de março (quarta-feira), vai acontecer um evento virtual das 10h às 16h30 da tarde, pra que todo mundo saia com um playbook completo de digitalização dos seus processos.
Especialistas vão falar de fluxos de trabalho, tendências em tecnologia, segurança da informação, entre outros assuntos essenciais para ter uma boa operação remota. A palestra de abertura é com o “economista mais influente do Brasil” segundo a Forbes, Ricardo Amorim, e o evento é gratuito.
.
Jogue enquanto eles dormem. E enquanto você dorme também. É essa a proposta de valor do novo Pokémon Sleep, um jogo que acontece enquanto você descansa e tem Snorlax como personagem principal.
.
Por que a gente reassiste as coisas? Segundo essa pesquisa, é mais sobre conforto do que sobre nostalgia (acertamos!), e é menos passivo do que era de se esperar.
“A hipótese era de que as pessoas reassistem para não precisar prestar atenção. Mas é geralmente uma atividade engajadora. Elas querem ser transportadas para aquele programa e para elas mesmas, para as sensações boas de que têm lembrança.”
.
Parece que tem nome esse fenômeno de todo mundo falando sobre alguma coisa completamente aleatória, mas tem que falar porque está todo mundo falando sobre. Tipo a minha timeline que há dias só fala da base da Virgínia. Chama-se viralismo:
“o viralismo é esse empuxo que nos convoca a fazer parte de qualquer acontecimento. (…) ninguém quer perder a oportunidade de falar qualquer coisa sobre tudo aquilo que está se falando agora. quem sabe assim falam qualquer coisa da gente”.
.
Uma dica simples e muito efetiva de copy:
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
Bia como sempre dando um show de conteúdo!!
Seu conteúdo é incrível! O e-book está SENSACIONAL. Parabéns pelo trabalho maravilhoso!