Previously on..
#194 | A expectativa, a realidade & as marcas
#195 | O novo “ao vivo”
Tempo de leitura: 5 minutos
Hoje a gente vai pular o texto, e vai direto para a inspiração, porque o fim de semana foi de Superbowl e muitas campanhas diferentes. Além de claro, Rihanna. Aproveite essa edição mais leve, mas não menos recheada de conteúdo.
Ah, e para todo mundo que pediu mais turmas da Masterclass de Newsletter, aquela aula em que a gente explora esse formato desde a estratégia até táticas de crescimento de audiência… Fique de olho na edição #197 ;)
Bom carnaval!
- Beatriz
(para falar comigo ou anunciar na Bits, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
⭐ Momento de Inspiração - especial Superbowl
A gente assiste os anúncios do Superbowl já sabendo mais ou menos o que vai encontrar. Superproduções, celebridades, músicas e humor de todo o tipo é basicamente a fórmula dos intervalos do jogo de futebol americano.
O que eu gostei de observar esse ano foi como diversos comerciais ilustraram tendências de construção de marca e conexão emocional que já vínhamos explorando por aqui.
Não só porque são divertidos de assistir, mas porque trazem bons insights e inspiração, destaco:
O cobranding de GM e Netflix para tornar carros elétricos parte da cultura pop [link].
A cultura do conforto, tendência dominante dos últimos tempos, também se fez presente para diferentes perfis e gerações:
A Rakuten trouxe de volta as Patricinhas de Beverly Hills [link]
A PopCorners recriou cenas de Breaking Bad [link]
John Travolta cantando “Tell me More”, mas para a T-Mobile [link]
E a identificação, ou seja, explorar situações que envolvem a real experiência das pessoas com o produto, foi peça-chave para outros filmes que geram conexão imediata:
A Pringles explorou de forma criativa a situação que todo mundo conhece: ficar com a mão presa no pote [link]
A Kia fez um filme de ação a partir de um problema que todos os pais já devem ter tido [link]
E o meu favorito deste ano, que explorou abertamente uma necessidade que todo mundo já teve (de apagar alguém de uma foto), com uma trilha sonora sensacional e um comercial que dá vontade de ver várias vezes, Google Pixel:
seção patrocinada por Bits to Brands :)
Uma comunidade que já passa de 25 mil profissionais em todo o Brasil (e no mundo!), com alcance previsível direto na caixa de entrada - um ambiente com maior atenção, sem interrupções e muita facilidade para clicar em links.
Tudo isso faz da Bits não só um e-mail que todo mundo adora ler, mas um espaço interessante para apresentar a sua marca ou produto conectado a um contexto de tendências e atualização profissional.
A gente pode inserir a sua marca na curadoria, de forma simples e rápida.
Ou pode criar uma seção no meio da newsletter, como essa, para uma mensagem em mais detalhe.
E pode até escrever um texto juntos, explorando uma tendência que tenha tudo a ver com o seu negócio.
Sempre com foco na qualidade do conteúdo, e de um jeito que seja bom para a sua marca, e bom para quem lê.
Mande um e-mail para beatriz@bitstobrands.com com o assunto “Mídia Kit” para receber todas as informações e seguirmos conversando :)
Troca de abas
A dona do Superbowl. E dona do mundo inteiro, né? Rihanna entregou performance, hits, palco, chá revelação e, claro, marcas. No caso, as suas. Recomendo a leitura dessa análise.
A dona da performance. Vale destacar também que nos últimos anos o Halftime do Superbowl era um oferecimento da Pepsi. Esse ano, o patrocínio passou a ser da Apple Music, que certamente fez questão de imprimir o DNA inovador da marca nesse momento.
.
A última do TikTok, que foi viralizar um vídeo que uma filha fez sobre o livro que seu pai escreveu. Ele passou 14 anos escrevendo o livro, e durante 11 anos quase não teve vendas. Até que em QUATRO DIAS o TikTok teve mais de 30 MILHÕES de views - e o livro foi parar na lista de best-sellers da Amazon. Uma história que diz muito sobre a potência desse canal, e da internet quando quer ser um lugar legal. 🥲
.
A melhor reflexão sobre inteligência artificial que eu vi nos últimos dias.
“O mais do mesmo não é um problema novo (…) Enquanto a gente descobre como usar essas ferramentas tão poderosas, fazer igual a todo mundo, só que de um jeito mais rápido, ainda é uma estratégia duvidosa”
Importante refletir sobre os mesmos guias, os mesmos manuais, as mesmas fórmulas de “como usar ChatGPT” para marketing, para SEO, para vendas, para criar conteúdo…
Meu conselho? Antes de correr atrás da utilidade ou do “hack de produtividade” por trás dessa plataforma, deixe-se encantar pela novidade. Peça pro ChatGPT um roteiro de viagens, um poema, uma piada, uma busca qualquer.
A gente nunca vai conseguir criar coisas que se destacam jogando as mesmas palavras na caixa de busca. Para a IA ou em qualquer outro lugar.
.
Somos o segundo país mais conectado do mundo. Segundo o último Global Overview Report, os brasileiros passam em média 9h e meia online por dia. O relatório está cheio de dados atualizados sobre o uso de internet e redes sociais no mundo.
E para refletir sobre como usar da melhor forma esse tempo que passamos online, assista ao meu TEDx Talk :)
💌 newsletter club
Uma das maiores newsletters do mundo, gigante em sua simplicidade: 3 frases, 2 quotes, 1 pergunta. James Clear, autor do livro Hábitos Atômicos, sempre traz ótimas reflexões.
A última citação que eu salvei foi essa, sobre “agir conforme o seu espírito”. Chega toda quinta-feira também, e você pode assinar aqui.
👩🏻💻 Dica da Bia
Mãos no metrô
Eu sou muito fã de romantismos cotidianos. Dedicatórias reais, fotos analógicas, gentilezas anônimas, histórias incríveis de pessoas comuns…
Esse é o contexto no qual esse perfil me arrebatou completamente. É uma coletânea de registros de pessoas no metrô - no caso, com foco nas suas mãos. Um recorte banal, mas riquíssimo em poesia e significado.
Confira em @subwayhands.
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
essa novidade da Google é muito interessante. Mas fiquei pensando aqui até que ponto é legal apagar o que passou....
Continuamos super conectados. A gente deve liderar esse ranking em breve. Ótima news dessa semana, como sempre.