Bits to Brands #198 | 💡 Projetos Paralelos
Uma tendência que vem mudando muita coisa - e muita gente.
Previously on..
#197 | A tendência ao fim
ESPECIAL | Tendências 2023
Tempo de leitura: 5 minutos
Já faz algum tempo que eu estudo tendências, e é sempre muito interessante me ver dentro de uma delas. Em todos os seus aspectos - motivação, exemplo, impacto. Vivo um projeto paralelo há 5 anos e teria muito pra falar sobre. A edição de hoje é a tentativa de resumir.
Obrigada pelo apoio e downloads no relatório de Tendências 2023, em parceria com a WGSN. Feliz que vocês estão gostando!
Quem chegou por aqui através dele: essa é a newsletter da Bits to Brands. A gente chega às quintas (desculpem o atraso) com as seções e reflexões que você vai acompanhar a seguir.
- Beatriz
(para falar comigo ou anunciar na Bits, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
“2023 é o ano do projeto paralelo”.
Disse o último relatório de tendências do Instagram.
Para a Gen Z, ter a internet como fonte de renda e a sua imagem como algo a ser construído e possivelmente monetizado é extremamente comum. Das hashtags no TikTok ao sonho de criança de “ser youtuber”.
Para os millennials, a cultura do “projeto paralelo” se consolidou na pandemia em meio ao tempo livre e a necessidade de preenchê-lo em isolamento.
Para ambos, a insegurança recente em relação à carreira e a pouca perspectiva de ter uma única especialidade ou carreira fazem com que seja muito atrativo explorar diferentes possibilidades.
E cada vez mais ferramentas permitem monetizar esses interesses.
Segundo a VOX:
“Projeto paralelo é um projeto que você começa com a intenção de ganhar dinheiro ou obter algum tipo de reconhecimento. Talvez seja um podcast, uma newsletter, um canal no Youtube ou uma loja virtual. Nós vivemos na economia do conteúdo, e diversos anúncios do Squarespace e do Wix vão te convencer que é muito fácil criar um site profissional para qualquer tipo de negócio”
E segundo a autora dessa newsletter, existem dois tipos de projeto paralelo:
aqueles que desviam da sua carreira e permitem uma distração do dia a dia corporativo ou um espaço de experimentação;
ou aqueles que existem dentro de uma mesma especialidade, e atuam como aceleradores da carreira através de novas conexões e aprendizados.
Os projetos paralelos estão se popularizando na internet, do Substack ao TikTok, e em diferentes segmentos. Alguns perfis e projetos “side hustle” que você pode conhecer são: Startupdareal, Nina Talks, Bookster, Não Tenho Roupa, Fundão Cult e Juzão.
Além, claro, da Bits to Brands, que é orgulhosamente um projeto paralelo desde 2019. Um projeto acelerador de uma carreira em branding, e realizador de inúmeros sonhos. Fonte de renda, também, mas nem todo projeto precisa ter esse objetivo.
Muita gente começa como projeto paralelo algo na busca por testar o mercado ou começar algo sem tanto risco, para depois aquilo se tornar sua atividade principal. Mas existe a possibilidade também de um projeto permanecer nesse lugar - de experimentação, aprendizado e desenvolvimento pessoal.
Eles podem ser uma ponte para algo definitivo, ou seguirem sempre uma linha paralela.
Seja como for, eles demandam esforço e dedicação.
Seja algo para acelerar a sua carreira ou algo completamente aleatório, que seja um lugar onde você encontre motivação e evolução. Porque é isso que vai garantir a consistência necessária para que um projeto se consolide, especialmente em meio a outras responsabilidades.
“Se você conseguir eliminar o medo e dar um passo de cada vez, você vai encontrar coisas que te guiarão pelo caminho. Você vai aprender coisas novas, absorver novas informações, conhecer pessoas, receber feedbacks, ver demanda em diferentes áreas… novas portas se abrirão para você” - Tobias van Schneider
Seja pela facilidade das ferramentas digitais, seja pela insegurança na carreira “convencional” ou até pela naturalidade com a experimentação que as novas gerações têm, cada vez mais pessoas estão aderindo a essa tendência.
O que muda o mercado da influência, já que são criadores de conteúdo com diferentes agendas e motivações.
Muda também o mercado de trabalho, conforme as empresas precisam se adaptar a perfis de profissionais que encontram desenvolvimento em outros ambientes fora da organização.
E certamente muda a rotina de quem incorpora um projeto paralelo ao seu tempo, sua carreira e a si mesmo. Que seja sempre para melhor. :)
_
Saiba mais:
_Por que projetos paralelos devem ser estúpidos
_A ascensão da “startup paralela”
⭐ Momento de Inspiração
A melhor publicidade que você vai ver hoje emociona do jeito que muitas tentam e pouquíssimas conseguem. Gera empatia imediata por todos os envolvidos, fruto de liberdade criativa, autenticidade no conteúdo e conexão com as pessoas e com o contexto.
Troca de abas
Por trás das trends. Já são milhares de downloads no relatório de tendências 2023 da Bits to Brands em parceria com a WGSN. No post abaixo, trouxe um pouco do que ele representa e do processo por trás de cada uma das 60 páginas - que começou em dezembro!
E, claro, se você ainda não baixou, o conteúdo é gratuito e (dizem) imperdível. Leia agora.
Bem amigos do Youtube. Em mais um plot twist do entretenimento, Galvão Bueno terá sua própria transmissão dos jogos da seleção via Youtube. Parece até alguém que a gente conhece… e pra quem já leu o nosso report, mais um exemplo de “Influência S/A”.
.
No LinkedIn, diversas análises sobre como “as marcas já estão usando ChatGPT nas suas estratégias e processos criativos”. No Twitter, as marcas:
A tecnologia, a criatividade e as marcas. Primeiros insights de uma pesquisa do Google sobre o impacto da inteligência artificial na criação. Um texto denso mas com ótimas reflexões, como:
“Temos visto repetidamente que conceitos antes considerados opostos, como arte x ciência, expressão espontânea x voz da marca, criadores de anúncios x usuários, marca x performance e imaginação x automação, estão cada vez mais dependentes uns dos outros.”
.
A evolução da personalização na Netflix. Mais um ótimo artigo de Gibson Biddle, com uma retrospectiva da Netflix. Às vezes a gente esquece que a plataforma um dia já foi assim:
💌 newsletter club
Essa é uma newsletter feita por e para a comunidade de UX designers. O fato de que eu não sou UX designer mas sempre encontro conteúdo relevante diz muito sobre ela. Toda segunda-feira a newsletter do UX Collective traz curadoria e insights sobre design, comportamento e tecnologia. Assine em:
👩🏻💻 Dica Merchan da Bia
Bits para a sua empresa, evento ou equipe :)
Na última sexta-feira eu passei 4h com um time de marketing muito legal, falando sobre posicionamento, arquitetura de marcas e curadoria de conteúdo. Na segunda-feira, estive numa sala com mais de 100 médicos para falar sobre love brands e construção de marca.
Espero que isso diga tudo que você precisa saber sobre a versatilidade do conteúdo e o desejo genuíno por compartilhar, que me leva a diferentes públicos e ambientes, sempre no mesmo nível de entusiasmo.
Para inspirar (e entreter) seu time, trazer a atualização de algum conceito, as principais tendências para o seu negócio ou compor a programação do seu evento, pode contar comigo :)
Basta mandar um e-mail para beatriz@bitstobrands.com com a sua previsão de data e objetivo, pra gente criar algo especial.
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
aproveitando o tema para indicar meu projeto paralelo:
https://marcelocorghi.wordpress.com/
dele já saíram 200 episódios de podcast e 06 livros!
Comentando aqui através do meu projeto paralelo 😄❤️