Bits to Brands #185 | Precisamos falar sobre o Duolingo
Uma das marcas mais fluentes em "redes sociais" da atualidade.
Previously on..
#183 | O tempo, as telas e o valor da sua atenção
#184 | Newsletter Club
Tempo de leitura: 5 minutos
A edição de hoje chega até você entre slides e ensaios (e muito inspirada neles). Semana que vem não tem newsletter, porque eu vou estar curtindo ao máximo o RD Summit.
Se você estiver por lá, não deixe de colocar a minha palestra na sua agenda: será quarta-feira (26/10) às 11:35. E também não deixe de dar um oi! :)
Igualmente animada e ansiosa,
- Beatriz
(para falar comigo ou anunciar na Bits, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
Se você trabalha com comunicação, tenho certeza que esteve recentemente numa conversa que incluiu a palavra “engajamento”. Nos últimos tempos, esse se tornou o grande objetivo das marcas nas redes sociais.
Não basta seguidores ou alcance. A gente não quer que as pessoas só vejam o nosso conteúdo, a gente precisa que elas interajam com ele.
Primeiramente porque, na lógica dos algoritmos, quanto maior o engajamento, maior a chance do conteúdo se espalhar. Segundo, porque as pessoas engajarem com a sua marca é indicativo de consumidores satisfeitos, e de uma comunicação efetiva.
Mas falar é fácil.
Na prática, a “fórmula” do engajamento é bem difícil de decifrar (não acredite em quem tenta vendê-la pronta).
No processo de testar o que funciona para a sua marca, eu gosto sempre de recomendar que você olhe para o que tem funcionado para outras marcas.
Por isso, precisamos falar sobre o Duolingo.
Porque na busca por conteúdo que engaja, só existe uma diretriz universal: é preciso ser fluente naquela rede social.
Sabendo que isso exige adaptação, porque o que funciona no Twitter não funciona no TikTok.
Sabendo que exige consistência, porque não dá pra se adaptar tanto a ponto de perder de vista sua personalidade de marca.
E sabendo que exige criatividade, porque as regras, trends e formatos mudam o tempo todo.
É por essas e outras, com toda a licença para um trocadilho não intencional com uma plataforma de idiomas, que o Duolingo fala tão bem o idioma de cada rede social em que se insere.
Some esses ingredientes a uma marca que não tem medo de rir de si mesma e entreter as pessoas para além até do seu produto, e você tem engajamento.
Para ilustrar:
No Twitter, onde as conversas sobre política acontecem, a marca falou sobre a sua (extremamente criativa) iniciativa de se inserir no meio do “Data-toalha” da Avenida Paulista:
No TikTok, onde a coruja é a protagonista, um vídeo dublado, bem humorado e no formato de “um dia comigo” que é característico da plataforma:
Tiktok failed to load.
Enable 3rd party cookies or use another browserE no Instagram, onde o objetivo é despertar identificação, que é o que faz com que alguém mande aquele post por DM ou compartilhe nos seus Stories, uma imagem que fala direto com quem usa o aplicativo:
⭐ Momento de Inspiração
Uma empresa de café que virou experiência, que evoluiu para fintech, e que agora te ajuda a acumular milhas. Eu gosto muito de como o Starbucks segue se reinventando, e essa parceria com a Delta Airlines é mais um exemplo na história de uma marca referência em colocar as pessoas antes do produto.
Troca de abas
[publi]
Cabe mais evolução profissional ainda em 2022? Tem vagas abertas para os cursos de Branding e de Inovação da Laje, a plataforma de aprendizagem da Ana Couto. E assinante da Bits to Brands tem desconto :)
No Branding Aplicado, você aprende (na teoria e na prática) o método que a agência usa com os seus clientes. Tem um projeto de rebranding real, além de uma comunidade de alunos e ex-alunos pra fazer muitos contatos.
No Inovação Insider, você vai aprender como a inovação acontece na prática em empresas como iFood, Ambev e Fischer. O conteúdo inclui futuro e tendências, inovação e design - tudo isso com a metodologia Ana Couto também.
Ambas começam semana que vem, então corra para garantir a sua vaga - com o cupom BITS15, você tem 15% de desconto em qualquer um dos cursos.
.
O impacto dos festivais de música nas cidades. Dados do Waze sobre deslocamentos em dias de Rock in Rio e Lollapalooza, mostrando que o impacto desses eventos vai muito além da música.
As redes sociais acabaram com os destinos turísticos? É o que esse artigo da VOX, a partir de uma visita recente a Positano, tenta desvendar. A gente já falou sobre isso também, na edição #72 - que permanece um dos meus textos favoritos até hoje :)
.
A little too real. A melhor parte da viralização recente do BeReal são os memes. Nesse post, as meninas do Não Tenho Roupa selecionaram alguns dos melhores.
.
Vem aí mesmo: anúncios na Netflix. Para cobrar menos na assinatura do plano, para equilibrar as contas e para segurar um pouco o churn, certamente. Sobre isso, recomendo a análise do Galileu Nogueira e o tweet a seguir:
💌 newsletter club
A dica de hoje é uma das melhores descobertas de 2022: a sensível e sempre bem escrita New Plan Journal. Toda quarta-feira ela chega na caixa de entrada com uma boa reflexão e uma curadoria sobre o momento presente. De vez em quando tem também entrevistas - inclusive essa aqui comigo. :)
Assine aqui.
👩🏻💻 Dica da Bia
Para montar a sua agenda
Falta menos de uma semana para o RD Summit e se você também está na ansiedade e planejamento para o evento, minha sugestão é baixar o aplicativo e favoritar as palestras que quer ver.
Se eu puder contribuir com a sua curadoria, na quarta-feira acontece a minha palestra. É uma das melhores coisas que eu já criei - mas só vai ser legal se vocês estiverem lá pra compartilhar.
Além disso, segue uma seleção de profissionais (e pessoas) incríveis para prestigiar:
Na quarta-feira:
Felipe Silva com verdades difíceis sobre a publicidade brasileira,
o sempre imperdível Vitor Peçanha falando de marketing,
e a musa do posicionamento de produtos, April Dunford.
Na quinta-feira:
Erich Casagrande, da SEMRush, cujo conteúdo é sempre cheio de insights,
meu colega do branding, Galileu Nogueira, levando pro palco um conflito típico do dia a dia: branding versus performance,
o case de construção da marca Caju.
Na sexta-feira:
Vinicius Gambeta abrindo toda a estratégia de marketing que o fez chegar no palco do RD,
Liliane Ferrari, que sempre arrasa e sempre surpreende, falando de Pinterest,
eu, Gaía Passarelli e Hernane Ferreira, da the news, conversando sobre as nossas newsletters.
Nos vemos lá!
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.