Previously on..
#146 | Mini-bolos e muitas comemorações
#147 | Velhos problemas com uma nova marca
Tempo de leitura: 5 minutos
Momento de Inspiração
Neste Halloween, o Chipotle digitalizou uma dos rituais da marca: presentear pessoas fantasiadas com preços especiais em burritos. Esse ano, a oferta foi digital - e as fantasias também. Dentro do Roblox, as pessoas podiam cumprir missões para ganhar fantasias diferentes (todas inspiradas pelo cardápio), e foram distribuídos 1 milhão de dólares em códigos no “metaverso”*, que vão virar burritos no mundo real.
Uma ação super branded, sem perder o lado divertido e atrativo que a plataforma pede.
*não sou eu que estou chamando, no seu release a marca falou em “fazer com que as pessoas vivenciem o Boorito no metaverso pela primeira vez”. parece que agora tá liberado usar a palavra “metaverso” pra tudo.
Caixa de perguntas
Deixe aqui neste link sua pergunta sobre construção de marca, uma tendência recente, sobre newsletter ou estratégia de conteúdo, que toda semana uma delas será respondida :)
Não sei se é bem uma pergunta, mas a criação de conteúdo no LinkedIn (a presença nessa rede), como conseguir fugir das fanfics e fazer bons contatos? Passo 20 minutos lá e já tenho vontade de tacar uma bomba hahaha. Pior que é uma rede que você consegue ver muitas vagas legais... Enfins, queria "gostar" mais da rede mas o fã-clube não deixa.
Como eu tenho tentado tornar o LinkedIn um ambiente melhor em termos de conteúdo, pra aproveitar as conexões:
Deixo de seguir toda e qualquer pessoa que posta ou interage com postagens estilo fanfic, enquete sem propósito, questionamento político, “like se isso, coração se aquilo” e afins. Aos poucos isso vai limpando a timeline;
Engajo com conteúdos que gostaria de disseminar, como discussões interessantes, notícias, análises ou conquistas de outras pessoas;
Procuro ficar atenta a publicações de profissionais que eu admiro, ou pessoas que trazem conteúdo de fato para a timeline. Destaque para o brilhante Plantão Linkedinho e para Luiz Gustavo Pacete, que já faz parte da minha curadoria.
Em todas as plataformas, acredito que o segredo é tentar colaborar para a timeline que você gostaria de ter. Tanto no que publica e interage, quanto usando os recursos da melhor forma para filtrar o que chega até você.
Das minhas abas para as suas
Ainda sobre o Metaverso
Alguns conteúdos interessantes que circularam por aí depois do anúncio (e da nossa análise) de semana passada:
Essa thread muito didática sobre o que de fato é o metaverso, da qual eu destaco: “O metaverso é o momento em que a nossa vida digital será mais valiosa que a nossa vida física. Isso não é do dia pra noite, ou uma invenção de algum Steve Jobs da vida. É uma mudança gradual, que vem acontecendo há 20 anos”.
A discussão do Scott Galloway e da Kara Swisher no último episódio do Pivot Podcast, a partir do minuto 14.
Esse artigo da Vice, que perguntou para vários adolescentes o que eles achavam sobre o Metaverso. Uma menina de 13 anos nos enxergou perfeitamente: “Eu acho que o Facebook é para millennials e pessoas mais velhas, porque foi a primeira rede social e eles ficaram viciados”.
O domínio da Amazon
O pessoal da The Bizness reuniu em uma tabela os diferentes segmentos em que a Amazon está inserida - seja por negócios próprios, seja por aquisições - e seus principais concorrentes no Brasil. Entre as big techs, essa é claramente aquela que se inseriu nas nossas vidas através de serviços e (cada vez mais) conveniência.
E fora do Instagram você tá como?
Eu estou completamente fascinada por esse vídeo da criadora e confeiteira Raiza Costa. É criativo, colorido e original, como tudo que ela faz, mas também sensível e muito surpreendente. É quase surreal pensar em uma pessoa que manteve uma parte tão grande da sua vida fora das redes sociais em pleno 2021. Por tudo isso, vale a pena assistir.
Sallve na farmácia
A DNVB queridinha da internet não é mais somente digital ou vertical. A Sallve está prestes a incorporar outro canal à sua estratégia: lojas físicas. Para começar, uma parceria com a rede de farmácias Drogaraia e Drogasil. Além de comercial, essa é certamente uma estratégia de awareness de marca, já que os produtos passam a ser expostos para um público muito além das redes sociais.
And just like that…
É possível se hospedar no apartamento da Carrie Bradshaw em Nova York. Ação do Airbnb para comemorar os 23 anos da série, e mais uma daquelas campanhas nostálgicas que é garantia de conexão emocional instantânea. Isso, ou a minha recente maratona de todos os episódios de Sex and the City na HBO Max me deixou enviesada..
Um papo sobre vida e carreira, e o encontro entre os dois
No podcast Versão Beta, onde eu conversei com o Nathan e a Bianca sobre o que existe na intersecção entre a vida pessoal e a vida profissional - aspectos positivos e negativos. Ouça no Spotify:
Se você gostou do conteúdo, compartilhe para que mais pessoas leiam e conheçam a Bits to Brands:
Um último recado
Na verdade, dois recados importantes:
O primeiro é sobre as Masterclass Bits to Brands - salas de aula virtuais em que eu ensino as habilidades que mais fazem diferença no sucesso desse projeto, e que podem fazer diferença nos seus também.
Depois de mais de 200 alunos, as últimas turmas de 2021 acontecerão agora em novembro. É a última chance esse ano, talvez até nesse formato, e eu quero garantir que todos que queiram aprender, consigam. Por isso, vou reservar algumas vagas para bolsas de estudo.
As bolsas buscam atender pessoas que querem aprender com a Bits mas por algum motivo não conseguem viabilizar financeiramente no momento. É só preencher o formulário com o máximo de detalhes que se sentir confortável, e vamos analisar e responder cada um. Aceitaremos inscrições até 10/11.
Por serem turmas pequenas para manter a troca, não posso prometer atender a todos, mas é o primeiro teste de uma iniciativa que quero manter para as próximas :)
O segundo é em relação à frequência dessa newsletter. Meu combinado com vocês é às quintas-feiras, e recentemente tenho perdido esse prazo. Eu vivenciei nessas quase 150 edições a diferença que o compromisso e a sua antecipação fazem, e é difícil não conseguir cumpri-lo. Ao mesmo tempo, preciso encarar as limitações que vem com um projeto paralelo à uma carreira que me demanda em horário comercial e além. Assim, procuro não me sentir culpada por pedir 24h a mais que fazem imensa diferença no meu dia a dia. Logo reencontro o equilíbrio, e a frequência ideal. Obrigada pela compreensão!
PS: Para quem chegou recentemente, uma edição Pocket vem com muita curadoria, mas sem um texto principal. Semana que vem voltamos à estrutura de sempre :)
- Beatriz
PS: para falar direto comigo, use o botão “responder”, ou escreva para beatriz@bitstobrands.com
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
📩 essa é uma newsletter semanal sobre tendências de tecnologia e comportamento para marcas. se você aproveitou essa edição e ainda não assina, receba por e-mail: