Bits to Brands #123 | Pocket

Este e-mail contém uma novidade. E muitos links.

Tempo de leitura: 4 minutos

Momento de Inspiração

A Coca-Cola se inseriu não só no comercial, mas dentro da trama das últimas novelas das nove. Tanto no final de Amor de Mãe quanto no primeiro capítulo de Império, a marca fez quase um branded content em horário nobre. Me pergunto se a TV aberta teve um renascimento com a pandemia e a nossa busca por experiências sincronizadas. O formato segue, e o conteúdo e as marcas seguem em evolução.


Caixa de Perguntas

Um espaço pra opinar mais livremente, falar mais da minha experiência, o que tem por trás da Bits e, claro, como eu posso ajudar por aí. Deixe aqui neste link sua pergunta sobre construção de marca, uma tendência recente, sobre newsletter ou estratégia de conteúdo, que toda semana uma delas será respondida :)

Bia, qual você diria que são os cinco elementos essenciais de uma boa newsletter?

Ótima pergunta! Me fez pensar bastante, mas acho que são esses cinco:

  1. Curadoria. Uma boa seleção de dicas e assuntos relevantes faz toda a diferença.

  2. Constância. Eu gosto de saber o que esperar nas newsletters que assino. A astrológica, sempre traz um mantra pra semana. A do James Clear, sempre 3 pílulas de sabedoria. A do Austin Kleon, 10 itens. E por aí vai.

  3. Personalidade. Considero a newsletter uma porta de entrada pro jeito daquela pessoa pensar, além do seu conteúdo, o que me faz sentir mais próxima dos profissionais que admiro. Quanto mais essa proximidade é cultivada, melhor.

  4. Duração. A mídia permite conteúdos mais longos, mas o principal motivo que me leva a largar uma newsletter é ela ser longa demais para o que eu consigo absorver naquela frequência. Enquanto escritora, o desafio de equilibrar profundidade e quantidade é constante.

  5. Qualidade da escrita. Não basta reunir meia dúzia de links e frases. As melhores, para mim, são aquelas bem escritas - textos que impressionam, envolvem, conectam os assuntos uns aos outros e a quem está lendo.


O que ler/assistir/conferir

É com muito orgulho que eu apresento a evolução da Bits to Brands, um sonho realizado: uma sala de aula para chamar de nossa. :)

Eis a primeira turma da Masterclass de Curadoria de Conteúdo para Criadores e Marcas. Todos os detalhes estão aqui no nosso site, então vou destacar três pontos apenas:

  • Estaremos juntos durante 3h30 para compartilhar conteúdo, trocar ideias e responder perguntas - ao vivo.

  • Eu transformei o processo de curadoria para a newsletter e o report de tendências em um método, e vou ensiná-lo passo a passo, com exemplos e dicas práticas.

  • A experiência foi toda pensada para ser compartilhada por uma turma pequena - e ela já está metade cheia (obrigada pela confiança)! Para participar, inscreva-se no site.

Está oficialmente aberta a temporada 2021 das pessoas virtuais. Se você quer entender melhor o que são pessoas virtuais, explicamos tudo aqui. A tendência de criar personagens para marcas segue forte, e agora com toques de geração Z: criada de forma colaborativa e cheia de personalidade.

NFT e Taylor Swift e estratégia. Belíssima análise no Stratechery, sobre como NFTs e a estratégia “Taylor's Version” têm muito em comum. Será que o Ben Thompson também é swifitie? Segue trecho:

If the creator decides that their NFTs are important, they will have value; if they decide their show is worthless, it will not. And, in the case of Swift, if she decides that albums are valuable they will be, not because they are now scarce, but because only she can declare an album “Taylor’s Version”.

De uma pizzaria à 220 milhões de dólares. A história do fundador da Tempo, startup que anunciou mais uma rodada de investimentos poucos dias após aparecer na nossa última edição. Evidência clara do futuro do fitness, e do potencial dessa newsletter - só não vê quem não quer :p

Ela escreveu a matéria “Caetano estaciona no Leblon”. Dez anos depois, escreveu uma carta para o Caetano que é o must-read da internet essa semana. É simplesmente brilhante. “O show de um redator, caro Caetano, mora nos detalhes”.

O Yahoo Respostas vai acabar. A editoria oficial dos últimos dias é a coletânea de melhores perguntas e respostas que já apareceram neste que é um verdadeiro museu dos primórdios da internet. E vamos de registrar o máximo possível enquanto ainda há tempo.


Se você gostou do conteúdo, compartilhe para que mais pessoas leiam e conheçam a Bits to Brands:

Share


Final notes

Bastante gente chegou por aqui nos últimos dias - entre aula, evento e recomendações no Instagram e no LinkedIn. Sejam todos bem-vindos :)

A edição de hoje tem tudo que a gente compartilha toda semana, exceto por uma tendência ou análise em maior profundidade. Essa volta na semana que vem. Até lá, te convido a conferir o nosso report de tendências 2021.

-Beatriz

PS: para falar direto comigo, use o botão “responder”, ou escreva para beatriz@bitstobrands.com

obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)

👩🏻‍💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.

📩 essa é uma newsletter semanal sobre tendências de tecnologia e comportamento para marcas. se você aproveitou essa edição e ainda não assina, receba por e-mail: