Bits to Brands #160 | Tech no futebol
A paixão nacional como caminho para se tornar parte da cultura
Previously on..
#158 | Escala de hype
#159 | Quem é você no LinkedIn?
Tempo de leitura: 3 minutos
Quando eu sumo da sua caixa de entrada, das duas uma: ou estou descansando, ou aprontando alguma. Nesse caso, foi um pouco de cada. Uma semana de férias para descansar, e também para trabalhar no nosso report de Tendências 2022. Semana que vem ele chega na sua caixa de entrada :)
- Beatriz
(para falar comigo, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
Na relação marcas e tecnologia, um dos fenômenos mais interessantes é como um produto vai de inovação à cultura pop.
Se a gente parar pra pensar, coisas que são parte do dia a dia, do vocabulário e até das músicas populares um dia foram um novo aplicativo ou uma nova feature que ninguém conhecia.
E se estamos falando de “popularidade”, é importante falar também de “cultura”. Aquilo que é particular a um povo, um coletivo de hábitos, crenças e conhecimentos.
E quando o assunto é cultura, em boa parte do mundo é importante considerar o futebol. No Brasil, é impossível ignorá-lo. Isso justifica a aposta recente de diferentes plataformas nesse universo.
Apenas nas últimas semanas, o Spotify comprou o nome do estádio do Barcelona, a Netflix colocou sua marca na camisa de um time brasileiro e o TikTok causou no BBB com a participação de Galvão Bueno.
Tech deve ser sinônimo de inovação, sem dúvidas. A cada ano, os canais e possibilidades de uma marca se tornar conhecida evoluem. Mas quando o assunto é cultura, tem coisas que não mudam nunca.
E se não se pode substituí-las, é preciso aprender a participar delas.
A seguir, os diferentes exemplos que indicam a força dessa tendência:
Barcelona terá Spotify como patrocinador, e Camp Nou mudará até de nome [link]
Nubank é apoiador oficial da Copa do Mundo do Catar [link]
Netflix patrocina time de futebol em jogo exclusivo da Amazon [link]
(aqui, vale o detalhe: a Netflix patrocinou o time do Maranhão Tuntum, pela semelhança sonora com o seu “Tudum”. falamos desse case de sound branding há algumas edições, confira aqui no link)
O Kwai vai patrocinar as seleções feminina e masculina de futebol [link]
O TikTok colocou os participantes do BBB para jogar futebol de maneira inusitada, e narrada pelo Galvão Bueno [link]
⭐ Momento de Inspiração
E por falar em TikTok, conforme a plataforma se consolida como parte da cultura, as marcas vão buscando formas criativas de engajar - seja nele, ou a partir dele.
Dois exemplos:
A Old Navy produziu seu último anúncio com base no que as pessoas comentaram no TikTok. Antes de começar, o disclaimer: “escrito pela internet”.
O Burger King hackeou a dinâmica da plataforma para que as pessoas possam fazer seus pedidos em formato de TikTok. É o Dueto Delivery:
Troca de abas
“A primeira regra do metaverso é que ninguém sabe o que é o metaverso”. Um artigo bem completo e pé-no-chão sobre o metaverso, que me fez sentir melhor por não ter entendido o hype até agora…
E falando em metaverso e não entender.. O influenciador Lucas Rangel investiu 240 mil reais em um avatar virtual de si mesmo, o Luks, que já tem um perfil verificado e mais de 250 mil seguidores no Instagram. Tire suas próprias conclusões:
Coisas que envelheceram mal. Esse tweet da Netflix falando que compartilhar a senha é uma demonstração de amor, agora que eles estão cogitando cobrar por usuário adicional na conta.
Um papo sobre newsletters e como torná-las parte da sua estratégia de conteúdo. Além de várias histórias sobre a Bits to Brands, que eu contei pro pessoal da Rock Content e agora estão disponíveis aqui nesse link :)
👩🏻💻 Dica da Bia
Brené Brown + James Clear
James Clear é o autor de Hábitos Atômicos, livro best-seller, e da minha newsletter favorita: 3-2-1.
Ele foi também um dos convidados no podcast da Brené Brown, num papo de quase 2 horas em que eles falaram de consistência, disciplina, rotina, evolução, autocobrança e tantos outros temas que podem potencialmente mudar a sua vida.
É daquelas conversas para ouvir com calma e absorver tudo. Em inglês, disponível no Spotify:
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.