Bits to Brands #163 | Scott Galloway no Brasil
Previsões e conselhos (e minha experiência pessoal)
Previously on..
#161 | Tendências 2022
#162 | Influência Genuína
Tempo de leitura: 4 minutos
A edição de hoje é sobre o Scott Galloway, mas é também sobre mim. E entre uma coisa e outra, sobre a Bits. Portanto, é sobre você: que dedica alguns minutos toda semana a este espaço que tem me levado mais longe do que eu jamais imaginei. Obrigada! Semana que vem é feriado, e não tem newsletter. Voltaremos dia 28 com uma edição especial :)
- Beatriz
(para falar comigo, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
O ano era 2018. Eu tinha acabado de me mudar para São Paulo, determinada a trabalhar com tecnologia mas sem abrir mão do meu histórico em estratégia de marca. “Como pode só ter vaga de growth e marketing de produto em empresas de tecnologia? Se uma coisa não existia antes, alguém precisa explicar pras pessoas. Tech precisa de branding”, eu pensava.
Nessa época comecei a ler “The Four”, de Scott Galloway. As maiores empresas de tecnologia analisadas do ponto de vista das suas estratégias de marca, por uma pessoa especialista em branding mas completamente conectada ao universo da tecnologia.
Para além de todo o conteúdo e insights, o que eu encontrei naquelas páginas foi a validação que eu precisava: “Isso existe”.
Três meses depois, foi enviada a primeira edição da Bits to Brands. Na tentativa de ligar esses mesmos pontos e seguir nessa direção, só que no contexto do Brasil e construindo a minha própria trajetória.
Acompanho Scott Galloway desde então através de podcasts, palestras, artigos, livros, cursos e infinita inspiração. Enquanto isso, lá se foram mais de 160 edições, milhares de assinantes, relatórios de tendências e centenas de alunos.
Essa semana, eu pude acompanhar uma das suas palestras pessoalmente.
Ele trouxe para o Brasil suas críticas habituais a figuras como Elon Musk e Mark Zuckerberg, além de uma série de previsões para 2022 que já tinham sido apresentadas em eventos como o SXSW.
O que tornou essa palestra única foi o seu esforço para aproximar o conteúdo do contexto brasileiro. Tanto através de complementos às suas previsões originais, quanto com uma série de dados e uma lista de previsões para o Brasil.
A análise completa e os principais insights apresentados você pode conferir nesse artigo para a revista EXAME.
A newsletter de hoje é sobre esse dia em que eu li um livro, e esse livro me inspirou a criar conteúdo - quatro anos depois, eu escrevi sobre o seu autor para um dos maiores veículos do Brasil.
É sobre coisas que parecem insignificantes até que se mostram imensas. Sobre as pessoas que cruzam o nosso caminho. Sobre ciclos. Life is so rich,
Uma das previsões de Scott Galloway fala sobre a intersecção das criptomoedas e do mercado de luxo. Uma das tendências do nosso relatório, também!
Além disso, tem TikTok, influência genuína, comunidades, marketing e entretenimento.
Tudo isso com contexto e todo tipo de exemplo e referências.
Baixe gratuitamente, e compartilhe à vontade através do link:
⭐ Momento de Inspiração
“Momentum beats perfection”, foi o que a autora dessa ilustração quis transmitir. Poucas coisas são mais verdadeiras, e mais difíceis de fazer na prática. Algo que pode ser muito útil no processo de “aparecer diariamente” é o artigo do Startup da Real sobre disciplina.
Troca de abas
Já garantiu a sua vaga? Temos QUATRO turmas abertas para Masterclass de Curadoria de Conteúdo e de Newsletter. Quer entregar valor e navegar melhor pelo universo sem fim de conteúdo da internet? Quer criar ou escalar a sua newsletter? Vem :)
Precisamos falar sobre o iFood. Já vinha chamando atenção o potencial monopólio do iFood, depois que a Uber saiu do mercado de delivery de refeições no Brasil. A gente nem conseguiu ter essa conversa direito, e foi divulgada uma investigação sobre esforços da empresa para deslegitimar os protestos de entregadores. Para se informar e refletir sobre o assunto, três referências:
Do Tecnoblog, iFood domina o delivery no Brasil, mas restaurantes e rivais contam como vão reagir
Da Agência Pública, A máquina oculta de propaganda do iFood
E diretamente do Twitter:
Scrubstack. Criaram um portal para navegar por newsletters no Substack de maneira completamente aleatória. Fico imaginando se tivesse um algoritmo que te recomendasse publicações conforme as que você já assina…
O BookTok tem tudo: comunidade, influência genuína e toda a criatividade do TikTok. O que ele (ainda) não tem: publis sem fim. Mas até quando esse espaço vai conseguir permanecer um lugar saudável na internet?
Metaverse Fashion Week. Isso mesmo, um grande evento de moda no Metaverso. A estrategista Ana Andjelic elencou o “bom”, o “ruim” e o “travado”.
👩🏻💻 Dica da Bia
Prof G: Por onde começar
Caso você não conheça Scott Galloway, recomendo começar pelo seu TED Talk.
Depois, pelos seus livros - The Four, Pós Corona e A Álgebra da Felicidade (todos estão na nossa biblioteca)
Tem também a sua newsletter, que é um artigo enviado toda sexta-feira: No Mercy / No Malice.
E por fim o podcast Pivot, em que ele conversa com a jornalista Kara Swisher (outra grande referência) sobre os acontecimentos da semana.
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.