Bits to Brands #162 | Influência Genuína e mais quatro tendências para 2022
Baixe agora o Report de Tendências 2022
Previously on..
#160 | Tech no futebol
#161 | Tendências 2022
Tempo de leitura: 5 minutos
SAIU! O report de Tendências de Comportamento e Tecnologia para Marcas em 2022 está no ar! Na edição de hoje você encontra um dos capítulos e o link para baixar o material completo. Esse report é gratuito e, se ele for útil para você, a única coisa que eu peço é que compartilhe para que essas ideias cheguem muito longe :)
- Beatriz
(para falar comigo, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
Foi a WGSN que deu um nome ao tipo de influenciador que foi conforto e identificação para muita gente nos últimos anos: genuinfluencer.
Do encontro das palavras "genuíno" e "influencer", consolidam-se os criadores de conteúdo que vêm na contramão da cultura da ostentação, excesso de filtros e recortes distorcidos da realidade que tomaram as redes sociais nos anos 2010.
Ao invés disso, esses perfis ganham relevância por serem simples e genuinamente eles mesmos, e por contagiar e inspirar através dos seus interesses e opiniões.
O que estamos acompanhando é o conteúdo aspiracional e publicitário abrir espaço para o banal e o aleatório. Que, para muita gente, é um alívio bem-vindo em meio à ansiedade causada pelas redes sociais.
Cada um a seu modo, esses influenciadores criam espaços na internet que não são pautados por likes ou publis, e sim por interesses compartilhados, conteúdo útil e conversas entusiasmadas.
Criadores reconhecidos por influência genuína geralmente se enquadram em três categorias:
Especialistas em algum tópico, que criam conteúdo informativo, como a Nath Finanças ou o Tira do Papel;
Personalidades que compartilham seu dia a dia e hobbies de forma autêntica, como Tom Daley, o medalhista olímpico que compartilha seu amor pelo tricô, ou a nossa Maisa;
Influenciadores que criam uma relação próxima com a audiência através da sua rotina e/ou criatividade, construindo o próprio vocabulário e rituais compartilhados; como Victor Oliveira e seu NESF ou a Hariana Meinke, que incentiva pelo exemplo a não usar filtros.
É impossível falar de autenticidade sem falar de Casimiro. Com seu desinteresse pela fama, comentários espontâneos sobre assuntos completamente aleatórios e conexão com a comunidade, ele tem feito muita gente repensar “o que é um influenciador”. E muita marca correr atrás de uma lógica de “publi” que nem existe aqui.
Casimiro é a cara da influência genuína: uma que é autêntica, espontânea, sem truques de edição ou gatilhos de marketing, e pautada na construção de uma comunidade que ama pertencer e se reconhecer.
A ele, juntam-se diversos outros criadores e figuras públicas, que têm trocado a busca incessante por likes e "recebidos" por conteúdo, engajamento e originalidade - apenas sendo eles mesmos.
Agora que você foi apresentado(a) a esse conceito, te convido a colaborar com o conteúdo e responder aqui na thread: quem vem à sua cabeça quando o assunto é influência genuína? :)
Além de Influência Genuína, o report completo fala de TikTok, da busca por criar comunidades, do encontro do marketing com o entretenimento e da normalização de gastar dinheiro real em bens virtuais.
Cada uma delas com contexto e todo tipo de exemplo e referências. Num mesmo lugar, você vai encontrar cultura pop e entretenimento, novas plataformas e insights sobre diferentes segmentos.
Baixe agora, e compartilhe à vontade através do link: bitstobrands.com/tendencias-2022
⭐ Momento de Inspiração
Me identifiquei muito com o ponto de vista do Seth Godin quando o assunto é testar novas ideias. Ele fala que nem sempre é interessante perguntar para uma audiência seus sentimentos em relação a um novo conceito, porque uma ideia não funciona por ser “objetiva, óbvia e completamente melhor” que a outra. E sim porque o efeito de rede e as dinâmicas culturais em torno dela irão impulsioná-la.
Troca de abas
100 bilhões em brusinhas. A SHEIN, o e-commerce de moda favorito do TikTok, recebeu um investimento de 1 bilhão de dólares - após ter o seu valor avaliado em em 100 bilhões. Isso é mais do que a H&M e a Zara somadas.
Para entender melhor esse fenômeno, recomendo o artigo SHEIN: the TikTok of E-commerce, de Packy McCormy. Ele explica, ilustra e analisa o modelo de negócios e o crescimento da gigante chinesa.
Estamos ficando velhos ou tudo está ficando jovem? De repente parece que as músicas, as roupas, o entretenimento e o conteúdo não são mais feitos para quem passou dos 30. Sempre foi assim, ou a internet potencializou essa percepção?
Inclusive, falamos sobre marcas tentando a todo custo se tornar mais ~modernas na Bits to Brands #125, quando o Ponto Frio virou Ponto (e tiktoker). Na época, questionamos:
Quando foi que divertida e simples se tornou sinônimo de jovem? Por que para ser digital uma marca busca adolescentes, se tem gente na internet desde antes deles nascerem?
A era do “tudo” como cultura. Se cada década vai construindo seu imaginário e ícones próprios com o passar do tempo, os últimos anos têm apresentado uma confusão de muitas coisas virando tendência ao mesmo tempo.
Eram só alguns potes de sorvete. Até essa foto viralizar e virar um grande debate sobre classes sociais, privilégios, família e, claro, marcas de sorvete. A Baccio di Latte passou dias nos Trending Topics, graças ao tipo de entretenimento caótico que só o Twitter proporciona:
👩🏻💻 Dica da Bia
Foi aqui que pediram Masterclass?
Além da newsletter semanal e do report de tendências, a Bits to Brands é também sala de aula.
São aulas ao vivo sobre diferentes temas, com metodologia própria, cases reais e muitos exemplos.
É o método que me ajuda na curadoria de todo o conteúdo da Bits to Brands - explicado passo a passo - e tudo que eu aprendi sobre newsletters em mais de 160 edições.
Já passaram por aqui mais de 200 alunos, que depois das Masterclass têm ferramentas para entregar curadoria de conteúdo em forma de valor para a sua audiência, e enviar conteúdo relevante direto na caixa de entrada através de newsletters.
Os dez primeiros inscritos em cada turma têm 10% de desconto com o cupom PRIMEIROS. E as vagas são limitadas. Aproveite :)
(quer inscrever mais gente da sua equipe? quer fazer as duas Masterclass com uma condição especial? quer uma aula ou palestra exclusiva para o seu time ou evento? escreve para beatriz@bitstobrands.com que a gente conversa!)
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
📩 essa é uma newsletter semanal sobre tendências de tecnologia e comportamento para marcas. se você aproveitou essa edição e ainda não assina, receba por e-mail: