Bits to Brands #214 | 💡 A pergunta a ser feita
Sobre a sua marca ou projeto (ou até você mesmo)
Previously on..
#212 | O fim do passarinho
#213 | Momento delícia
Tempo de leitura: 4 minutos
Antes de seguir pra edição de hoje, queria avisar que esta newsletter vai dar uma pausa pois a sua remetente vai deixar um pouco de lado os papeis de escritora, curadora e empreendedora, para se curtir ao máximo ao seu papel de noiva. ♡
Volto ao trabalho dia 25 de agosto (direto no palco do Fire Festival em BH!), e à sua caixa de entrada assim que possível - com muitas novidades. Quem está esperando novas turmas da Masterclass de Newsletter, não perca a edição #215.
Aproveitem a curadoria de hoje, e vejo vocês em breve :)
- Beatriz
(para falar comigo, anunciar na Bits ou contratar uma palestra, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
Este é um texto original do Seth Godin, traduzido e adaptado para que possa ajudar marcas, equipes, projetos paralelos e iniciativas de todo tipo.
Simples, mas tão rico em conteúdo que torna-se quase um framework de construção de marca. É com essa intenção que o trago aqui hoje.
_
“O nosso projeto não é conhecido ainda, como podemos fazer mais promoção dele?” é a pergunta errada.
A pergunta certa tem muito mais nuance e é bem mais importante:
“Nós estamos buscando causar
uma mudança em alguma parte do mundo.
Como podemos encontrar as pessoas certas
e contar a história certa (e verdadeira),
que vai ajudá-las a chegar onde gostariam de ir
e que elas vão querer contar para outras pessoas?”
Vale a pena entender cada trecho dela.
“…causar uma mudança…”
Qualquer projeto que mantém as coisas exatamente como estão vai ter dificuldade para crescer. Você está aqui para causar algum tipo de mudança, e a clareza disso é o primeiro passo.
“…as pessoas certas…”
Nada que vale a pena falar sobre é atrativo para todo mundo. Quem são as suas pessoas? O que elas querem, o que elas temem, no que elas acreditam? Como você deixa de ser genérico e passa a ser a melhor opção?
“…a história certa (e verdadeira)…”
Marketing não é sobre a história completa de todos os fatos, especificações ou impactos do seu produto ou serviço. Marketing é a história que é contada sobre ele. Uma história de status, identificação, de medo e mudança. Se esta história é verdadeira, você pode seguir construindo ela sem decepcionar as pessoas.
“…que vai ajudá-las a chegar onde gostariam de ir…”
É muito difícil mostrar que o seu cliente está errado. É difícil fazer com que ele queira algo que não quer. A oportunidade está em ajudá-lo a chegar onde ele sempre quis ir.
“…e que elas vão querer contar para outras pessoas.”
Não para todo mundo, mas para um círculo de confiança. Por que elas fariam isso? Não por você, mas porque isso aumenta o seu status, contribui para as suas conexões ou oferece algum tipo de satisfação.
.
Depois de ter clareza disso, aí sim fazer mais promoção pode fazer sentido.
_
Se você acha que essas perguntas podem ser úteis para a sua marca, elas foram adaptadas para um framework a ser preenchido. Disponível para download aqui no link.
⭐ Momento de Inspiração
Abordagem simples e direto ao ponto, que ilustra a diferença entre acrescentar uma informação “porque precisa ter” e acrescentar uma informação com intenção clara.
Troca de abas
Se ele falou, tá falado. Não sei vocês, mas quando David Aaker se manifesta sobre uma questão de branding, eu paro pra ler com atenção. E me encho de orgulho ao ver que o meu ponto de vista está alinhado ao dele.
.
Barbi, o filme. A adaptação de Raphael Vicente (e toda a sua família) para o hit cultural do momento é simplesmente genial.
.
O que as pessoas mais pedem para o ChatGPT fazer? Segundo análise da Semrush: escrever código, criar tabelas e dar exemplos. É comum também pedirem que ele finja que é alguém ao responder. Tipo um “líder” ou um “especialista”.
Gerações:
_Os mais velhos e a tecnologia, nesta reportagem que mostra como pessoas idosas têm encontrado companhia e conforto em assistentes virtuais.
_ Os mais jovens e o mercado de trabalho, nesta coletânea de histórias reunida por Chico Felitti.
.
Esqueça a voz do Matthew Mcconaughey contando histórias. Este site oferece o melhor sonífero possível: uma voz lendo calma e pausadamente os Termos & Condições que todo mundo aceitou sem ler ao entrar no Instagram. O nome é um case à parte: zzzuckerberg.com
.
Essa thread viralizou ao falar abertamente do quanto a gente pega o celular sem motivo, especialmente em momentos que incentivam a procrastinação como tarefas complexas ou sentimentos difíceis.
Muita gente se identificou e questionou “como cura?”. Não ouso tentar trazer a resposta, mas refleti exatamente sobre isso no meu TEDx:
💌 newsletter club
A newsletter Make Them Buy traz dicas práticas e reflexões sinceras sobre copywriting e marketing digital. Assine aqui:
👩🏻💻 Dica da Bia
Falando a Real
A primeira temporada dessa série tem dez episódios, que acompanham um time de terapeutas lidando com as suas próprias questões, as dos seus seus pacientes e com a que atravessa a vida de todos - o luto de um deles após a perda da esposa.
Todos os personagens são interessantes - ora com mais leveza, ora com mais profundidade - e todas as combinações em cena são hipnotizantes. O roteiro é brilhante e imprevisível.
É uma produção original Apple TV+. Assista e me agradeça depois. :)
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
Passando pra desejar toda felicidade do mundo pra ti, Deus abençoe grandemente a união de vocês. 🥰❤️
parabénsss noivinha! felicidades mil ao casal
aproveitem MUITO!