Bits to Brands #109 | Black Friday de livros

Minhas dicas para aproveitar a melhor Black Friday possível.

Tempo de leitura: 7 minutos

Bastante gente chegou por aqui depois da última edição ter sido a mais compartilhada de todos os tempos, e também quando a gente apareceu na newsletter Cápsula dessa semana (obrigada, pessoal <3). Sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas :)

A edição de hoje é um pouco diferente do normal pois é especial Black Friday, mas semana que vem voltamos a explorar tendências e acontecimentos. Você pode conferir as edições anteriores aqui.

Aos amantes de livros e seguidores da Bits há mais tempo: estava com saudades de trocar livros com vocês. Espero que aproveitem!

-Beatriz

PS: para falar direto comigo, use o botão “responder”, ou escreva para beatriz@bitstobrands.com :)

Black Friday de livros

Sucesso de público (e cliques) em 2019, estamos de volta esse ano com a Black Friday de livros.

Pessoalmente, eu sempre fui apaixonada por ler. Carrego um livro comigo embaixo do braço desde que me conheço por gente, e a sensação de uma história tão boa que você não consegue largar nem para dormir é uma das minhas favoritas no mundo.

Por sorte, encontrei nos assinantes da Bits muita gente como eu. Que busca nos livros companhia e conselho, além de desenvolvimento pessoal e profissional. E, porque ninguém é de ferro, adora um desconto.

Eu sempre uso essa data para abastecer meu Kindle para as férias, e hoje quero te ajudar a fazer o mesmo.

Começando por ele, inclusive - o Kindle.

Nos últimos dias, você deve ter visto alguém em alguma rede social fazendo a clássica pergunta: vale a pena? Isso porque nesta Black Friday o desconto para comprar um está ÓTIMO (100 reais off nos principais modelos).

Eu escrevi uma review completa sobre o Kindle em 2018 (leia aqui), mas em resumo:

Se ler faz parte da sua rotina, ou você gostaria que fizesse, é muito bom ter um Kindle. O conteúdo do livro é exatamente o mesmo, mas algumas features como a disponibilidade de toda a minha biblioteca em um tablet leve, a iluminação para ler à noite e a gamificação ao mostrar a porcentagem no livro que você está me fizeram ler muito mais!

Em 3 anos com um Kindle eu li 39 livros, e tenho certeza que não fosse pela usabilidade e os novos hábitos que me ajudou a desenvolver, esse número seria menor.

Na análise completa, respondo as principais perguntas sobre o gadget - incluindo a “qual modelo escolher”, e também trago links para conferir (e comprar, se couber no seu orçamento!).

Agora, aos livros.

Em 2020 acabei lendo muito mais ficção do que livros de negócios ou conteúdo de fato. Uma boa história foi um dos meus principais recursos para escapar da ansiedade e ajudar o tempo a passar nos fins de semana de quarentena.

Mas também tem opções para quem está buscando livros sobre tecnologia e tendências, marketing e branding e desenvolvimento pessoal. Vamos por “prateleira”:

📚 Desenvolvimento pessoal

  1. A Grande Magia, Elizabeth Gilbert. Ao mesmo tempo um guia do processo criativo e uma homenagem aos momentos de inspiração que movem as grandes histórias.

  2. Onde os Sonhos Acontecem, Bob Iger.

  3. Criatividade S/A, Ed Catmull.
    A experiência dos líderes da Disney e da Pixar, para mim, trouxe o melhor jeito de ganhar lições corporativas relevantes: ilustrando-as com algumas das minhas histórias favoritas.

  4. Mais Forte do que Nunca, Brené Brown. Minha maior “guia” quando o assunto é desenvolvimento pessoal, e um dos livros que me ensinou (e transformou) muito.

    📚 Tecnologia e tendências

    1. The Four, Scott Galloway. Um dos livros que eu mais recomendo, e que se torna mais necessário a cada movimento das big tech.

    2. 21 Lições para o Século 21, Yuval Noah Harari. “21 Lições” é essencial para entender o mundo (e o caos) em que estamos inseridos.

    3. Previsões para o Presente, André Carvalhal. O mais recente livro do escritor cujo conteúdo nas redes sociais vem me inspirando muito. (Está na minha lista de compras!)

    4. Os nove titãs da IA, Amy Webb. Outra grande inspiração, a futurista que todo ano marca presença (e explode mentes) no SXSW e sua análise sobre os 9 “titãs”(Amazon, Google, Facebook, Tencent, Baidu, Alibaba, Microsoft, IBM e Apple) e como eles vão moldar o nosso futuro.

    5. Post Corona, Scott Galloway. Lançado esta semana: análise, recomendações e previsões do prof. G para um mundo pós-Corona. Certamente ocupará as listas de mais vendidos nos próximos meses - e o meu está garantido.

📚 Marketing e Branding

  1. Isso é Marketing, Seth Godin. Seth Godin bota o dedo na ferida da falta de humanização e empatia com o consumidor que tem se tornado o marketing, uma frase leve de cada vez.

  2. On Branding, David Aaker. O livro mais recente de um autor que vem embasando estudos e estratégias de marca há décadas.

  3. A Marca da Vitória, Phil Knight. O próximo na minha lista, para entender o que existe por trás de uma das marcas mais bem construídas do mundo.

📚 Ficção

  1. O Construtor de Pontes, Markus Zusak. A história de 5 irmãos. E dos seus pais, avós, e de outras pessoas que cruzaram as suas vidas, ao melhor estilo flashback e flashforward que This is Us faz tão bem.

  2. Talvez você deva conversar com alguém, Lori Gottlieb. O melhor livro do ano. Uma história sobre pessoas e suas fragilidades, sobre traumas, sobre terapia, sobre ser humano.

  3. Teto para Dois, Beth O'Leary. Esse é o romance perfeito se você, assim como eu, cresceu com livros da Meg Cabot embaixo do braço. Pode confiar.

  4. O Sol é Para Todos, Harper Lee. Tão sensível quanto necessário, tão leve quanto extremamente reflexivo. Queria ter lido antes.

  5. Um Lugar Bem Longe Daqui, Delia Owens. Dica do clube do livro da Reese Witherspoon (que disseminou o também ótimo Pequenos Incêndios por Toda Parte), uma história totalmente diferente de qualquer coisa que você já tenha lido.

Todos esses livros, com comentários e, claro, LINKS, foram reunidos em um só lugar. CLIQUE AQUI para conferir, comparar, comprar e compartilhar com quem também está precisando abastecer o Kindle ou a prateleira.

Espero que entre essas 17 opções estejam bons companheiros para os seus dias. :)

_

MAIS UMA DICA ANTES DE IR:
Cashback. Cashback. Cashback. Há anos eu tenho ativado o Méliuz antes de qualquer compra online, e posso afirmar que compensa MUITO! Nessa Black Friday, a Amazon, por exemplo, está com 6% de cashback.
Dá para encher o carrinho de livros, e ainda considerar essa % um desconto a mais num Kindle. ;) Use este link para se cadastrar e você já vai começar com 5 reais na conta.

Livro é o tipo de coisa que nunca é demais, e uma dica sempre ótima de dar e receber.

Então, hoje eu te convido para compartilhar essa edição com um amigo que vai curtir ter novas opções de leitura, e também deixar a sua dica nos comentários. Qual o melhor livro que você leu esse ano?

Share

Leave a comment


Momento de Inspiração

Lembram do comentarista que teve sua participação em um jornal interrompida pelos filhos marchando quarto a dentro, e a mãe correndo atrás? Em tempos em que não estávamos todos de home office e esse tipo de coisa não era completamente normal ainda, ele viralizou. E na sua última campanha, o Twitter relembrou essa história.


Caixa de Perguntas

(deixe aqui neste link sua pergunta sobre construção de marca, uma tendência recente, sobre newsletter ou estratégia de conteúdo, que toda semana uma delas será respondida)

Como você criou uma rotina para equilibrar o seu trabalho em horário comercial com o seu projeto pessoal? Como ela funciona hoje?

A única coisa que invade o horário comercial é o processo de curadoria (pois eu faço pausas durante o dia para ler e circular pelas redes sociais, e sempre me abasteço disso) e ocasionalmente eventos. De resto, a Bits ocupa as noites e os fins de semana, um pouquinho todos os dias.

É um constante ajuste de expectativas: nem sempre dá para dar conta de tudo, então eu negocio novos acordos comigo mesma (e às vezes com vocês!).

Coisas que me ajudam muito são ter uma estrutura fixa para a news e um board no Trello com todas as referências/ideias/temas que podem vir para a news eventualmente. Assim fica mais fácil montar cada edição.

De resto, não tem muito segredo: são horas extra, aceitar o que é possível e ter clareza de por que eu estou aqui e os benefícios que isso me traz. :)


O que ler/assistir/conferir

Caso você esteja pensando em deletar o Instagram da sua vida. O Rodrigo Ghedin do Manual do Usuário fez isso há 2 anos, e relata a sua experiência nesse artigo que rendeu um dos melhores quotes do ano:

O Instagram mudou tanto que hoje estranho ao ver prints ou o app aberto em celulares alheios. É tudo caótico, mas ao mesmo tempo uniforme, performático, e com tanta, mas tanta propaganda, que a única explicação que me ocorre para as pessoas tolerarem aquilo é a estratégia da fervura gradual do sapo: o caos foi aumentando pouco a pouco, aclimatando os usuários a um ambiente que, visto de fora, parece complicado, hostil até.

O melhor conteúdo sobre filtros e retoques, e seu impacto na autoimagem. Muitos artigos, análises e pesquisas sobre o tema têm sido publicadas nos últimos tempos, mas é esse vídeo de cinco minutos que explica PERFEITAMENTE.

Precisa pensar em SEO para pesquisas de voz? Talvez não AINDA. Mas tudo indica que sim, em breve. E esse artigo é um ótimo lugar para começar. Mesmo que você não aposte nesta tendência, otimizar para voz significa otimizar para pessoas. Esse é o objetivo do Google, e é esse tipo de site que o buscador valoriza no ranqueamento. Portanto, esse é o melhor caminho.

Mais um RD Summit para conta - de novo como palestrante! :)

O evento teve que se adaptar a 2020, com um formato 100% virtual, mas a qualidade do conteúdo e das conexões tenho certeza que vai permanecer a mesma!

No dia 3 de dezembro, vou levar a minha palestra “Curadoria de conteúdo: por que todo criador precisa ser um curador, e por onde começarpara esse palco que, mesmo virtual, certamente será gigante.

Outros nomes (e ídolos) também estarão por lá, como Lili Ferrari, Ann Handley, André Carvalhal, Vitor Peçanha, Bia Granja e tantos outros ao melhor estilo “não tenho nem roupa para estar nessa lista”.

E pra completar, a plataforma também disponibiliza palestras do RD Summit 2019 - INCLUSIVE A MINHA! Então você ganha dois eventos pelo preço de um.

Compre seu ingresso nesse link aqui pra ganhar 25% off. E nos vemos lá!


Manda jobs!

(se você tem vagas abertas e quer atrair gente boa e sempre ligada em novidades, pode mandar em beatriz@bitstobrands.com)

Todas as vagas que já chegaram até aqui estão reunidas neste link, e essa semana chegou um pedido tão legal, que vou trazer na íntegra. Se você acompanha a Bits, pelo menos assunto com o time já está garantido. :)

Sou coordenadora de mídias no ITS Rio e estamos à procura de profissionais de design que prosperem na interseção de desenvolvimento de produto, experiência de usuário e dados, além de interesse por design de serviços e design thinking.

Toda minha equipe acompanha a sua newsletter, então acredito que nossa próxima pessoa do time também pode estar na sua comunidade de leitores. Poderia divulgar a nossa vaga? Mais informações neste link.


obrigada por ler até o final! :)

👩🏻‍💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.

📩 essa é uma newsletter semanal sobre tendências de tecnologia e comportamento para marcas. se você aproveitou essa edição e ainda não assina, receba por e-mail: