Bits to Brands #211 | 💡 Pocket
Uma curadoria pra te ajudar a navegar todos os assuntos das últimas semanas
Previously on..
#209 | O mundo é da Barbie
#210 | Internet demais
Tempo de leitura: 5 minutos
Para quem chegou por aqui recentemente, a Bits funciona assim:
Temos edições completas: uma análise, reflexão ou tendência, seguida pela curadoria dividida em seções. É o que chega na sua caixa de entrada na maioria das quintas-feiras.
Temos as edições Pocket: ocasionalmente, vamos direto para a curadoria, que ganha referências a mais. É um recurso utilizado quando há bastante a compartilhar naquela semana.
E é o nosso caso de hoje - com lançamento do filme da Barbie, o Threads indo de Clubhouse (ou alguém segue por lá?), o Twitter cheio de assunto (e memes) e boas referências sobre branding e estratégia. Clique sem moderação.
- Beatriz
(para falar comigo, anunciar na Bits ou contratar uma palestra, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
⭐ Momento de Inspiração
O Google criou a websérie “Best Phones Forever”, pra retratar diferentes momentos da amizade de um iPhone e um Pixel. Mas não se engane: foi o jeito carinhoso que time de comunicação encontrou de apontar os defeitos do colega. Dá pra assistir todos os vídeos aqui.
Troca de abas
Caso você esteja se sentindo a única pessoa que não consegue lidar com a quantidade de informação na internet o tempo todo, recomendo que dê uma passeada pela seção de comentários da última edição da Bits to Brands.
Recorde de compartilhamentos, feedbacks e identificação. Obrigada! ♡
.
Ela é o entretenimento. A atriz Reese Witherspoon celebrou 11 indicações ao Emmy - nenhuma como atriz. Quem concorre este ano é a sua produtora, Hello Sunshine, responsável por Daisy Jones & the Six. Que, inclusive, viralizou como livro depois de ser selecionada pelo clube do livro da Reese. Logo faremos uma análise completa.
.
Duas semanas de Threads. O número de usuários cresceu rápido (com aquela ajuda da sua rede do Instagram), mas as métricas de tempo na plataforma e usuários ativos estão em queda. Há dados para isso, mas a gente nem precisava de comprovação para comparar o hype dos primeiros dias e o atual estado de abandono.
Minha análise coube (ironicamente) em um tweet:
Mas o Casey Newton publicou cinco motivos pelos quais ele acha que o Threads ainda pode vingar, com o ponto de vista de Zuckerberg de que “o conceito foi validado, o restante é um problema de execução”.
¯\_(ツ)_/¯
.
Ainda sobre o tema, lembra que em 24h de Threads já tinha gente vendendo cursos de como ter sucesso no Threads? Enquanto a gente olhava incrédulo para o surto coletivo, o jornalista Rodrigo Ghedin comprou dois desses cursos. Ele relatou o que encontrou por lá, em um artigo brilhante que é um ótimo retrato da internet em cada detalhe, com destaque para o trecho:
“‘Você já é uma marca e as pessoas já tem uma impressão sobre você’, afirma a professora em letras enormes. ‘Isso te assusta ou te conforta?’ Ai que difícil. Não sei, Patrícia!!”
.
O Twitter ainda vive. Essa semana, usuários do Twitter tiveram o tipo de experiência “raiz” que nenhuma rede social conseguirá substituir. Eram cinco assuntos tão aleatórios quanto absurdos, circulando ao mesmo tempo em análises e comentários, num concordar-discordar infinito que só quem vive sabe. Quando chega no Instagram (ou, pior, nos grandes portais) já perdeu a graça. É raro, mas acontece.
Teve também uma thread muito útil com diferentes formas de se despedir corporativamente, para quem não aguenta mais mandar “abs”.
.
É claro que a gente vai falar de Barbie. No dia que marca a estreia oficial do filme, e em meio a tamanho hype recente, seria impossível não ter um pouco de rosa nessa edição. Segue a curadoria:
_O Duolingo foi convidado especial do lançamento do filme da Barbie, em Los Angeles. Com direito a foto no Getty Images, peruca loira e look rosa pink (não dou conta). Nesse post, a social media manager explica mais sobre a estratégia da coruja Duo estar em todos os lugares.
_De Elle Woods à Barbie, este artigo do WePresent explora o “high femme cinema” e a estética cor de rosa que tem sido carregada de significado há décadas.
_A marca Barbie & as marcas e a Barbie, na nossa edição #209 que tentou entender o que está por trás do hype.
_Uma seleção de parcerias de marcas com a Barbie, que vai de Airbnb a Zara, de Burger King a CPTM - aqui e aqui.
_”Não é branded content, é entretenimento financiado por marcas”. Este artigo da FastCompany afirma que toda marca pode criar a sua “Barbie” (discordo), mas traz boas provocações sobre anúncios versus conteúdo.
.
85% do investimento anual de marketing está indo para peças que não reforçam marca. Doeu aí também? Em uma pesquisa da agência JKR com a Ipsos, cinco assets de marca (logo, slogan, mascote, cor e produto) foram classificados em ouro, prata e bronze, conforme a sua capacidade de distinguir uma marca aos olhos das pessoas.
Vale muito a pena conferir o relatório completo.
.
O futuro da estratégia é sobre imaginação.
E não sobre IA.Trecho do artigo da Contagious, que traz motivação e inspiração para aqueles que atuam como estrategistas:“‘Toda estratégia é revolução. O resto é tática’. E é possível afirmar que uma revolução não se começa com melhorias incrementais ao presente. Ela começa com o futuro que se deseja. (…) A gente não pode ‘analisar o caminho’ até um futuro desejado. A única forma de capturar e engajar com esse futuro é imaginá-lo”.
💌 newsletter club
Na caixa de entrada, o Tiago (Tira do Papel) compartilha ilustrações e reflexões exclusivas sobre criatividade. Tipo essa, de uma edição recente, que misturou Mrs. Maisel e processo criativo. Assine a newsletter aqui.
👩🏻💻 Dica da Bia
Esse ano tem mais
Palestrar no palco principal do RD Summit em 2022 foi certamente um dos pontos altos da minha carreira (confira um trecho aqui e outro aqui).
Com o posicionamento de Business Festival, a próxima edição do evento desembarca em São Paulo e lá estarei no dia 8 de novembro - com energia florianopolitana e um conteúdo inédito sobre a relação das marcas com o tempo.
Se ano passado falamos sobre marcas que conseguem ser “felizes para sempre”, esse ano vamos focar no “para sempre” - o que isso significa, e como chegar lá mesmo quando as pessoas têm cada vez menos tempo a oferecer.
(agora chega de spoilers)
O cupom BEATRIZ.GUAREZI dá direito a 15% de desconto em qualquer tipo de ingresso. Nos vemos lá?
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
esse relatório da Ipsos tá foda demais
Que seleção maravilhosa de links.