Previously on..
#174 | O Instagram acabou
#175 | O Instagram acabou (parte 2)
Tempo de leitura: 3 minutos
Oi! Essa edição é um pouco diferente do normal, por dois motivos. Primeiro, porque ela te encontra em meio às minhas férias. Segundo, porque depois de duas semanas analisando de vários ângulos os movimentos do Instagram, merecemos uma pausa para refrescar as ideias. Assim, segue uma curadoria longa e caprichada, e voltamos semana que vem com novas análises.
- Beatriz
(para falar comigo ou anunciar na Bits, responda esse e-mail ou escreva para beatriz@bitstobrands.com)
⭐ Momento de Inspiração
Tudo sobre essa ação da marca de cream cheese Philadelphia é genial.
Primeiro o trocadilho com o próprio nome, já que “feel” é “sentir”, em inglês. Segundo, materializar o conceito de “eat your feelings” com um restaurante onde você não pede o nome do prato - você pede um sentimento específico. “Curiosidade", “espontaneidade" e “satisfação”. eram algumas das opções no cardápio. E, claro, todos os pratos tinham cream cheese.
Veja mais detalhes aqui no vídeo, no Trendwatching e também o cardápio completo.
patrocinada por Caju
Pra ficar na cabeça
Além de sacudir o mercado de benefícios corporativos, em pouco tempo a Caju já mudou tudo que se acreditava que uma comunicação B2B devia ser.
Sai o tom sério, “corporativo”, e formal, e entram ilustrações, cores, gírias e muita personalidade. Agora, tem até ritmo. Numa parceria com a banda O Grilo, a Caju criou seu próprio jingle, apresentado num clipe com ilustração de Lucas Kozuki.
A ideia é conectar as pessoas à marca. Tanto ao seu negócio (uma empresa de tecnologia que oferece soluções e benefícios mais flexíveis para a gestão do RH), quanto ao seu propósito: “dar sabor à vida profissional”. E a música é uma ótima forma de traduzir tudo isso, começando pelo fato de que vai ficar na sua cabeça.
É muito legal observar uma marca abraçar sua brasilidade e borogodó, através de branding, comunicação e agora até cultura. Bom pra caju :)
Troca de abas
A Amazon comprou a Roomba. E logo logo os aspiradores-robô estarão conectados à Alexa, enquanto Jeff Bezos acumula ainda mais dados sobre o comportamento das pessoas. Além de saber o que você compra e como é a sua rotina, agora ele pode saber exatamente como é a sua casa.
.
Anúncios no céu. Uma notícia que parece saída de um verão em Florianópolis nos anos 90, mas é de 2022: muitas marcas têm apostado em anúncios “aéreos”. Pelo menos, nos EUA. No último feriado de 4 de julho, uma empresa fez mais de 300 voos acompanhados de banners - uma propaganda que não dá para pular ou ignorar.
.
Pra onde vai o seu tempo? Todo mundo que tem um smartphone já sentiu que o tempo passa diferente com ele na mão. Esse post da Contente define três tipos de “agora”, e eu sugiro a reflexão: em qual deles você passa mais tempo?
.
O BeReal viralizou. Caso você não conheça essa rede social ainda, comece por aqui. Caso você já conheça, saiba que tem cada vez mais gente conhecendo. Há algumas semanas, os memes começaram a circular no Twitter e a hashtag #bereal no TikTok já acumula mais de 740 milhões de visualizações. Pra ficar por dentro da piada:
Esse vídeo mostrando como algumas pessoas são “reais”;
Esse TikTok mostra uma trend, que é sobre o “timing” do BeReal, com base nas reações dos amigos;
E esses dão alguns exemplos bizarros, como a pessoa que teve que “ser real” durante um velório e a outra que estava num date com o ex…
E tem outra trend também que é pedir para um estranho tirar a sua foto.
E já que estamos nesse assunto, eu engajei tão pouco com o BeReal que até deletei o app. Vocês tem curtido? Me contem aqui nos comentários?
.
Precisamos falar sobre os perfis de fofoca no Instagram. Um bloco específico (o da “Banca Digital” da Mynd8) atinge 73 milhões de pessoas, e consegue viralizar assuntos, marcas e celebridades. O Núcleo fez uma análise detalhada sobre o seu conteúdo - editorial e também pago.
.
A melhor performance no Metaverso. Eis a nova categoria do MTV Video Music Awards, na qual vão concorrer artistas como Ariana Grande, Justin Bieber e BTS. Na verdade, suas versões virtuais.
.
Que já existiam aplicativos e sites para fazer logos, eu sabia. Mas fiquei impressionada com essa que tem “designers” virtuais e considera seus atributos de marca para criar opções automaticamente. Vou deixar o vídeo pra vocês se assustarem também com a tecnologia:
👩🏻💻 Dica da Bia
Em casa com os Gil
Disponível no Prime Video, o documentário/reality show que registrou alguns dias da família Gil toda reunida é a dica de hoje.
Tentei achar outra palavra pra descrever, mas o único adjetivo que me ocorre é “bonito”. É bonito pra muito além da trilha sonora.
obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.
📚 se você está em busca da próxima leitura, confira a Biblioteca Bits to Brands, com indicações de livros em desenvolvimento pessoal, ficção, marketing e tecnologia.
muito interessante essa reflexão sobre o tempo que passamos no instagram, me incentivou a estipular um determinado período de tempo pra usar o instagram durante o dia, e assim poder usar esse tempo pra outras coisas, como ler newsletters maravilhosas como essa🤭🥰
Conheci o BeReal em abril e não achei graça. Excluí o app em pouco tempo. Mas sou cringe e talvez eu não seja o público deles. No geral, acho que não se sustenta...