Bits to Brands #117 | Pocket

Uma edição mais curta

Tempo de leitura: 3 minutos

Momento de Inspiração

O McDonald's divulgou um redesign completo nas suas embalagens. O objetivo é ressaltar o que cada item tem de único, além de ser “esteticamente minimalista e emocionalmente alegre”. O novo visual também ganhou tons menos vibrantes e uma simplicidade que foge um pouco do clássico fast-food - como o Burger King também fez recentemente.

Será um movimento desse segmento para se afastar do “junkie” rumo a uma imagem mais saudável? E será que cola, visto que o produto segue o mesmo e fast-food é geralmente atrelado à memória afetiva e momentos de indulgência?


Caixa de Perguntas

Um espaço pra opinar mais livremente, falar mais da minha experiência, o que tem por trás da Bits e, claro, como eu posso ajudar por aí. Deixe aqui neste link sua pergunta sobre construção de marca, uma tendência recente, sobre newsletter ou estratégia de conteúdo, que toda semana uma delas será respondida :)

Bia, eu amo sua news! Também tenho uma newsletter desde 2019. Minha dúvida é como crescer os inscritos? Para além das redes sociais.

Oi! Sucesso com a sua newsletter :)
Além de redes sociais, o que mais funcionou para mim nessa jornada desde 2018:

  • Qualidade e entrega total. A minha newsletter é semanal, então eu tenho uma vez na semana para provar que vale a pena estar na sua caixa de entrada. O objetivo é que toda edição traga aquela sensação de “olha quanta coisa legal!”, que você queira compartilhar com alguém.

  • Incentivar recomendações. Toda newsletter tem um botão de compartilhamento visível, e um pedido claro para que seja compartilhada. A Bits, até hoje, só cresceu de maneira orgânica e boa parte disso são recomendações da própria audiência.

  • Produzir conteúdos adjacentes à newsletter. Em 2020, eu produzi dois materiais além da newsletter, um report de tendências e um glossário, cujo download levava a pessoa também para a base da news. Juntos, eles geraram aproximadamente 2.000 novos assinantes.

  • Tornar a newsletter o seu CTA padrão. Se a newsletter for o seu principal canal proprietário e onde você quer construir autoridade, torne o “para saber mais, assine a newsletter” o seu CTA em todos os lugares - aulas, palestras, redes sociais.. Um QR Code ao final do slide costuma converter mais de 50% da audiência nos eventos que eu participei.


O que ler/assistir/conferir

CMO Summit. Um evento virtual que vai reunir líderes de marketing da Netflix, Google, TikTok, Domino's, Microsoft, McDonald's, Twitter, Alpargatas, e tantos outros que não consigo nem listar, mas já separei o caderninho e a roupa de ir pois: de graça.

O Boticário abriu uma loja dentro de um jogo. Mais uma marca investindo pesado em games como mídia e experiência. No jogo Avakin Life, vai ser possível acumular “BotiCoins” e adquirir produtos da marca. Vai ter também uma consultora virtual dentro do jogo, além de desafios e ações com influenciadores. Se liga, mundo real.

Conversei sobre Clubhouse para esse artigo da Tera, e uma das coisas que falei foi sobre como não é preciso ter pressa para uma marca ou creator se juntar às conversas. Está tudo muito no começo, a plataforma vai mudar bastante ainda conforme mais pessoas vão entrando, e tá tudo bem tirar esse estágio inicial para entender, observar e planejar. Eis que ontem mesmo, chegou esse dado trazido pelo Thassius e puxamos um papo no Twitter:

Notificações mais saudáveis. Até quando notificações vão ser o mal necessário do marketing? Aquela coisa que ninguém gosta de receber, mas sente que tem que usar como ferramenta? Esse artigo defende o que seriam “mindful notifications” e o uso de notificações como aviso, jamais interrupção.

Skinfluencers. Os influenciadores de skincare vêm se proliferando de tal forma, que foram nomeados enquanto categoria. Mas será que eles são o oposto da pressão por uma beleza inatingível no Instagram, ou lobos em pele (hidratadíssima) de cordeiro?


Final notes

Edição mais curta hoje, porque o carnaval foi de produzir vários outros tipos de conteúdo por aqui. Mas procuro sempre compensar na curadoria, e podem ficar tranquilos que semana que vem teremos mais análise. É tanto “vem aí” nos próximos meses que nenhum suspense faz jus. Vou contando tudo pra vocês :)

-Beatriz

PS: para falar direto comigo, use o botão “responder”, ou escreva para beatriz@bitstobrands.com

obrigada por ler até o final, e não esqueça de compartilhar :)

👩🏻‍💻 curadoria e textos por Beatriz Guarezi. estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails.

📩 essa é uma newsletter semanal sobre tendências de tecnologia e comportamento para marcas. se você aproveitou essa edição e ainda não assina, receba por e-mail: