nas edições anteriores
#271 | Cinco insights direto do Web Summit
#272 | Um feliz dia
tempo de leitura: 4 minutos
para inspirar
✨
Essa ação especial da LEGO na Fórmula 1 é o tipo de coisa que dá, ao mesmo tempo, vontade de ser criança, vontade de correr de carro, vontade de trabalhar com marketing e, claro, vontade de montar LEGO.
para fazer parte da conversa
💬
A plataforma de streaming da HBO não é um case de branding. Esse “bota casaco, tira casaco” em tão pouco tempo, num segmento em que o nome e o ícone são tão importantes, não é benéfico para a marca.
Por outro lado, é melhor voltar atrás e resgatar o seu principal diferencial do que insistir na construção de algo genérico. E neste resgate, a (agora novamente) HBO Max deu uma aula de controle de narrativa: virou meme antes que as pessoas pudessem fazê-lo.
_
No lado da consistência, a Amazon passou por uma atualização da sua identidade visual - sutil no logo, mas bem significativa nas dezenas de marcas da sua arquitetura. Agora, com uma tipografia proprietária e a organização em quatro grandes categorias, tudo está mais coeso visualmente. [link]
_
No lado da consistência (2), a icônica latinha laranja, Minancora, está celebrando 110 anos. Em meio às ações de comemoração (entre elas, o conteúdo com uma influenciadora de 100 anos de idade), a marca destacou uma atualização visual feita em 2024. A única da sua história - e extremamente sutil. Claramente, tradição e identificação em primeiro lugar. [link]
_
Entre o online, o offline, o fandom, a conexão com o produto, o inesperado e a identificação instantânea com todo mundo que já usou a frase “eu sou formado(a) em Grey's Anatomy!” - a Disney+ criou a sua última ação: um vestibular de Grey's. Passariam?
_
Resultados de buscas em formato de conversa (e não de lista), ligações dubladas em diferentes idiomas, e-mails que são respondidos sem você. Essas e outras novidades foram apresentadas no Google I/O essa semana, dando forma a um futuro em que nós vamos clicar e digitar menos. Aqui tem um resumo e aqui uma análise sobre os impactos na publicidade.
para ler com calma
📄
Navegar o caos [link]
Bebê reborn, CPI das Bets, ingressos para a turnê do Bad Bunny, marcas, campanhas, notícias… Tem horas que fica bem difícil acompanhar. Em janeiro desse ano, teve uma edição da Bits sobre isso - e mal sabíamos o que estava por vir. Pode ser útil agora.
_
O fim do brandbook? [link]
A Coca-Cola está desenvolvendo, junto com a Adobe, um “sistema capaz de impedir automaticamente o uso incorreto do logo. Depois, expandiram o conceito para incluir cores, tipografias e imagens de campanhas”. É o futuro da consistência de marca.
_
Lembram do Dráuzio Varella no Porta dos Fundos? [link]
Na época, destacamos essa campanha aqui na Bits - afinal, o vídeo se chama “Reunião de rebranding”. A combinação de humor, Dráuzio Varella e uma estratégia de mídia robusta, tornou esse o segundo vídeo mais assistido da história do canal. E aumentou o interesse pela vacina em 26%.
para mais conteúdo
📚
As palestras pelo Brasil não param, e hoje queria destacar três grandes eventos por vir: o Rio2C, a Gramado Summit e a Expo Gestão. Em todos, levarei palestras sobre construção de marca com relevância e consistência - do cronicamente online ao tempo que nunca parece suficiente para conquistar a atenção das pessoas.
Espero ver vocês lá :)
_
Siga a Bits no Instagram [link]
Ouça o podcast Tudo que Importa [link]
Confira uma seleção de livros na nossa biblioteca [link]
Contrate uma palestra ou workshop para o seu evento ou equipe [link]
Assine essa newsletter, caso não tenha recebido por e-mail :)
para dar um tchau
👋🏼
Mais um rebranding antes de fechar a sua semana.
Até hoje, edições que não tinham uma análise ou reflexão (nossa sessão de abertura, “Para entender”) eram chamadas de “Pocket”.
Uma palavra que eu escolhi anos atrás e vinha usando para identificar as edições mais curtas. Mas ela carrega uma conotação de “menos” quando, na verdade, elas têm mais assunto. Algumas, justamente, são enviadas quando fica difícil escolher um só tema para elaborar.
Assim, de agora em diante, elas vão ser identificadas como “Muito assunto”. Que é o que elas de fato representam. E é mais simpático também, né?
Quando você ver uma Bits com “Muito assunto” no assunto (hehe), já sabe o que esperar. Um texto a menos - muitas abas abertas a mais.
E falando nisso…
Não perca a newsletter de semana que vem :)
- Bia
Adorei o título novo!