Bits to Brands #93 | Season Finale 💌
Tempo de leitura: 7 minutos
Às vezes a gente precisa de uma pausa.
Eu levei algumas semanas pra entender isso, e outras mais pra criar coragem de assumir.
Olha que louco isso, "coragem". Coragem pra falar em voz alta que tá tudo bem dar um tempo pra arejar as ideias, que a gente tá vivendo num mundo completamente incerto e ninguém precisa ter respostas. Como se isso não fosse aceitável, ou perfeitamente normal.
Acho que nessa internet em que tá todo mundo vendendo produtividade, realização, projetos, conteúdo sem fim, aulas, lives, e-books.. Ser uma criadora de conteúdo precisando de férias é uma posição difícil de se estar.
Mas no fim do dia, a gente nunca se encaixou muito.
Aqui a gente escreve textão e crônica, a gente adora livros, a gente pensa em marca sem usar clichês do branding, a gente olha para tecnologia junto com sociedade, a gente quer ir além e entender melhor o mundo.
A gente troca e-mails em pleno 2020, sabe? Talvez a gente seja mesmo meio do contra.
Por isso, em meio a uma pandemia que acelerou loucamente a produção de conteúdo de todos os tipos, por todos os lados, por aqui a gente vai tirar umas férias.
Para descansar e liberar espaço na mente, com certeza. Mas também para planejar conteúdo novo, pensar um modelo de negócios, estruturar um bom fluxo de convidados, pensar em como abordar todas as sugestões de vocês, e também só deixar as ideias fluírem mais livremente.
O melhor jeito que eu encontrei de explicar isso é a lógica das nossas séries favoritas: por mais que a gente ame estar ali toda semana, e anseie pelos próximos capítulos, as temporadas acabam.
Acabam para que novas histórias possam ser contadas, numa evolução planejada que deixa o que a gente já gostava ainda mais interessante (menos você, Game of Thrones).
Este é o fim da primeira temporada da Bits to Brands.
Em que esse projeto foi do zero ao milhares, do sonho às mais diversas realizações, da minha cabeça pro cotidiano de muita gente. E ele certamente não vai parar por aí. Vai só dar uma pausa.
E já que eu sei que, tal qual uma série querida, a Bits se tornou um ritual de quinta-feira para muita gente, eu não vou estar produzindo conteúdo novo por um tempo, mas você vai continuar recebendo e-mails.
[ PLOT. TWIST. ]
Vai funcionar assim:
- A partir da próxima semana, vamos revisitar edições clássicas da Bits to Brands. Tem pérolas no arquivo que foram escritas lá em 2018, cujo conteúdo permanece relevante até hoje. É como uma reprise dos nossos episódios favoritos, com a vantagem de que para muita gente serão inéditos.
- A gente vai continuar contando as edições, para manter a cronologia, mas as edições "reprise" terão no assunto do e-mail uma ampulheta: ⌛para ajudar a identificar essa fase.
- Os e-mails reprise vão conter um artigo, mas não vão ter curadoria recente. Spoiler: vou deixar um acumulado grande de conteúdo pra compensar.
- Vou pausar também a divulgação de vagas. Assim, na edição de hoje tem MUITAS vagas que estão sendo publicadas de uma vez, e todas as vagas que já apareceram aqui reunidas em um só lugar (compartilhe esse e-mail com quem está procurando).
- Pode continuar respondendo aos e-mails, mandando feedbacks, sugestões, propostas, parcerias, convites, tudo que quiser - que eu estarei atenta à caixa de entrada da Bits, e respondendo todo mundo.
Revisitar as edições antigas para preparar essa reprise me deu um orgulho imenso do que construímos até aqui. Espero que o conteúdo siga sendo útil, relevante e parte da sua rotina, que já já ele volta com novidades. :)
Já sinto saudades, e não sei mais o que é uma rotina em que não tem que ter edição pronta pra quinta-feira. Ela vai ser de merecido descanso, mas certamente de impaciência para essa capricorniana que mistura lazer e trabalho com mais facilidade do que gostaria.
Este espaço exige esforço e energia, mas é também fonte de imensa realização e diversão. E assim a gente vai seguir.
Obrigada pela compreensão, e nos vemos logo mais.
- Beatriz
PS: Muito obrigada a todos que deixaram perguntas na nossa caixa de perguntas semana passada. Parte desse planejamento será sobre como trazer aqueles temas e usar outros canais e formatos para dar conta de tudo. :)
~ pode seguir recomendando, viu? ~
que vai ter e-mail toda quinta, com muito conteúdo de qualidade, dicas, livros, vagas, e tudo que temos direito.
e ainda dá pra fazer aquele suspense de que uma nova temporada vem aí ♡
Como o coronavírus foi determinante para o posicionamento do TikTok
Uma análise do The Guardian sobre o crescimento exponencial da plataforma nesse período. "O TikTok sempre foi sobre ter 15 anos e estar em casa. Esse é o plano de fundo. E agora está todo mundo em casa!".
As startups brasileiras que mais cresceram em buscas durante a pandemia
Do ThinkWithGoogle, com análises de comportamento, gráficos e uma divisão bem interessante por segmento.
O streaming só perde para a Globo em Ibope
Mais um dos efeitos (talvez irreversíveis) da pandemia foi a adoção definitiva dos serviços de streaming, cortesia do tempo em casa e das smart TVs. Com esse segundo lugar, as plataformas desbancaram a TV a cabo - para desespero dos anunciantes.
Tudo que você queria saber sobre e-sports
Assunto que despertou muita curiosidade por aqui duas edições atrás, num estudo completo feito pela Globosat que reúne dados de diversas fontes e GIFs fofos de SuperMario. É de 2019, então vale ler com um olhar "pré-pandemia".
Uma marca que sabe usar o Twitter
Compartilhando esse tweet que merece estar em futuras aulas de mídias sociais e marketing humanizado.
como forma de contribuir ativamente para essa comunidade diversa e sempre antenada de mais de 7.000 profissionais, vamos passar a compartilhar vagas abertas por aqui.
se uma pessoa for recolocada graças a essa newsletter, já vai ter valido a pena.
Devido à pausa que vamos fazer, vou deixar aqui todas as vagas que estavam aguardando na caixa de entrada. Além das empresas que procuraram individualmente, recebi também um compilado de mais de 100 vagas, feito pela Dialetto, agência especializada em comunicação de empresas de tecnologia.
Esse mapeamento, além de todas as vagas que já passaram pela Bits, está neste link. Agora, para as vagas da semana:
- Vagas na Hostinger
Tem vaga na Hostinger, uma das empresas de hospedagem de sites que mais cresce no Brasil e no mundo, para uma área de Customer Success que precisa crescer muito nos próximos tempos!
Vaga CLT, pra quem tiver inglês fluente e passar pelas etapas da plataforma.
A Hostinger é uma empresa jovem, com um time global de pessoas apaixonadas por tecnologia e dispostas a fazer o impossível ser possível.
Saiba mais aqui: https://www.hostinger.com.br/carreiras
- Vaga na Spot Educação
Vaga de analista de marketing pleno na Spot Educação, holding formada pela Cultura Inglesa, Hyper, Edify, Go Bilingual e codeBuddy.
Para quem é do Rio de Janeiro e tem interesse em trabalhar com educação, mais detalhes aqui.
- Vagas na Delivery Much
Delivery Much é uma startup de delivery que atua no modelo de franchising, com foco principal em cidades do interior. A empresa é uma Great Place to Work e, recentemente, recebeu um aporte.
Ou seja: é um ótimo momento para o negócio, e talentos de todo o país são muito bem-vindos!
São vagas de contratação imediata para as áreas de tecnologia, marketing, operação, relacionamento, e outras. A maioria delas são para Florianópolis — SC, porém estamos home office por tempo indeterminado. Elas podem ser acessadas aqui: https://jobs.kenoby.com/deliverymuch
- Vagas na Exact Sales
A Exact é a maior empresa de Sales Engagement da América Latina, cujo software conta com mais de 10 mil usuários ativos entre empresas de todos os portes.
Eles estão com planos de seguir crescendo nos próximos tempos, e contratando para as principais áreas da empresa: Marketing, Comercial, Produto e Relacionamento com o Cliente.
Quem tiver interesse em se candidatar pode seguir o processo aqui: https://jobs.kenoby.com/exactsales
- Vagas na Way2 Tecnology
A Way2 é uma empresa completa de soluções de medição e gestão de energia, localizada em Florianópolis/SC, com mais de 10 anos de mercado.
As vagas são para início imediato e, por enquanto, em formato home office. Internamente, o time se chama de Rockers :)
Para se tornar um deles, seguem as vagas disponíveis: https://www.way2.com.br/faca-parte-do-time#vagas
Depois que eu passei quase 2h num domingo scrollando sem parar, acho que posso dizer oficialmente que cheguei na rede social dos jovens.
Tenho tentado entender o TikTok como profissional, mas enquanto formo uma opinião, tenho me divertido como usuária mesmo.
O quanto o conteúdo por lá é espontâneo e extremamente eclético já rendeu muitos pontos, especialmente numa disputa com o Instagram.
Tem desde dicas extremamente úteis, como essa menina explicando como jogar artigos da internet no seu Kindle, até análises rápidas de algum tema, como essa lista de brinquedos que só crianças dos anos 2000 conhecem.
Tem muitos adolescentes contando histórias constrangedoras e inusitadas, e aqui eu destaco a menina que descobriu que estava sendo traída pelo Spotify (!!!). E tem também doguinhos em vídeos muito engraçados, que é ou não é o melhor uso de qualquer rede social?
Se você ainda não fez isso nessa quarentena, recomendo que baixe o app, e navegue por algum tempo no "Para você", dando like em tudo que te parecer engraçado ou interessante. Com o tempo, o algorítimo vai se adaptando para te mostrar somente conteúdos similares.
E quando você vê, já passou mais de 1h e está presa ainda naquele loop ¯\_(ツ)_/¯.
Se alguém te encaminhou essa newsletter e você quer receber direto na caixa de entrada toda semana, clique aqui: