Bits to Brands #60 | Precisamos falar sobre Alexa

Sim, eu sei. Esse não é o primeiro texto que você vai ler sobre a chegada da Alexa ao Brasil.

A newsletter semanal tem dessas - às vezes as coisas acontecem e elas deveriam estar aqui, mas é preciso esperar até a próxima semana.

O que por um lado dá essa sensação de "já vi o suficiente disso", por outro me obriga justamente a trazer um ponto de vista diferente.

Então não, esse não é um texto sobre "esse é o Echo, ele está disponível na Amazon, ele custa X reais e a Alexa fala português".

Esse é um artigo que reúne o básico para quem quer entender o que são os smart speakers e para que eles servem, e uma análise completa sobre:

- o seu impacto no comportamento de consumo e na vida das pessoas;
- quais os desafios de marcas como Google e Amazon para tornar esses produtos mainstream no Brasil e,
- quando isso acontecer, o que isso vai representar para nós como profissionais de marca e tecnologia.

A gente precisa falar sobre a Alexa. Agora que ela chegou, e cada vez mais, conforme ela for se tornando parte das nossas vidas e da nossa cultura.

Mas precisa falar além do preço. É para isso que estamos aqui.

Leia, deixe suas palmas e compartilhe aqui no Medium.

O dedo da "compra com um clique" chega a tremer olhando o Echo branquinho no site. Mas ainda quero refletir mais sobre o que isso representaria para a minha privacidade. Quem sabe na Black Friday...
- Beatriz

~ pontos de vista novos ~

mesmo para acontecimentos que já foram comentados.
aqui a gente liga outros pontos e tenta olhar para eles de diferentes perspectivas.
sempre com viés de comportamento, consumo e marcas.
chama mais gente pra essa conversa encaminhando essa newsletter para os amigos

Novas narrativas de marca
Com tantos formatos à disposição, o modelo convencional de anúncio tem ficado cansado. Por isso, as marcas tem começado a buscar alternativas que se aproximam do entretenimento, se tornando produtoras, curadoras, ecossistemas e até amigas. Aqui tem vários exemplos.

Smart speakers + Modern Family
Esse momento é meu. A FastCompany fez uma análise de um product placement recente do Facebook Portal. Um em que a família Dunphy recebe uma ligação da Alex através de um Portal posicionado no meio da cozinha. Na opinião deles, não colou. Na minha, eles tem que começar a 'normalizar' o device por algum lugar. PS: o vídeo contém spoilers da série, caso você não esteja bem atualizado.

Os millenials estão acabando com tudo, eles disseram
A gente até pode estar acabando com a compra de imóveis e carros, mas segundo a CB Insights, tem mercados inteiros que crescem com os nossos dinheiros. Tipo café, skincare, plantas para casa e viagens. Prioridades, não é mesmo. ¯\_(ツ)_/¯
O Brasil sem banco
Depois do cartão de crédito sem taxas e do banco digital, a corrida hoje no mercado financeiro (e de tecnologia) é pelos desbancarizados. No Brasil, eles representam 45 milhões de pessoas que movimentam 820 bilhões de reais por ano. ViaVarejo (com o seu BanQi) e PicPay lideram as iniciativas para atingir essa massa. Esse artigo da Exame narra muito bem a briga.

Marca é mais importante do que nunca
Em um mundo repleto de escolhas, qual o papel do marketing? A resposta não é um anúncio chiquérrimo ou um novo logo. É entender o que significa fazer e manter a sua promessa de marca. Seth Godin sempre brilhante.

"Você comprou esse livro em fevereiro de 2017." Que flagra, Amazon.

Comprei mesmo, mas só fui resgatá-lo da prateleira semana passada. Me perguntando até agora COMO pude deixar esquecido tanto tempo.

"Roube como um artista - o diário" é um livro só de exercícios de criatividade, que vão de "monte uma playlist" a "crie uma legenda para esse objeto" e "escreva uma carta".

Tem sido muito legal fazer um por dia e exercitar esse lado. Recomendo.

"Virar meme" e "mandar textão" como indicativos de cultura e comportamento.

Esse é o conteúdo desse relatório da UOL Tab, que tem dados, opiniões e muitos exemplos.

E que prova o seu ponto lindamente.



Se alguém te encaminhou essa newsletter e você quer receber direto na caixa de entrada toda semana, clique aqui: